A sustentabilidade como valor

As organizações devem assumir responsabilidades e compromissos com a sociedade se desejarem contribuir com o presente e o futuro do planeta. A Claro construiu sua identidade a partir dessas práticas.

A trajetória de sustentabilidade da Claro vem sendo concebida há anos. O legado da companhia construído até aqui está refletido nos valores e na missão da organização, e sobretudo reproduzido na prática e nos resultados alcançados.

A marca reconhece a proporção de sua operação e a responsabilidade com a sociedade. Os números e o impacto dos projetos já conquistados no país exigem e impulsionam a sustentabilidade como eixo estratégico da própria operação. Reflete a preocupação da empresa em atuar próxima às comunidades de todos os estados e cidades onde está presente. Sobretudo, mostra a vontade da organização em dar acesso a novas e melhores possibilidades por meio de projetos em Educação e Cidadania, como no Instituto Claro, por exemplo.

A importância da agenda da sustentabilidade se alinhou à própria história da Claro, e a estratégia se tornou um legado para a empresa, sempre prezando pela transparência e guiada por um Código de Ética aplicável em toda a cadeia de valor, em total respeito aos direitos humanos. Para reforçar esse compromisso, a Claro também é signatária do Pacto Global da ONU desde 2020, que reúne empresas comprometidas com ações pela sustentabilidade do planeta.

Todos contra a crise climática

O pensamento e a abordagem da Claro vêm se tornando cada vez mais transversal dentro da operação. A consciência de que cada ação da empresa gera impactos positivos ou negativos vai tornando parte do dia a dia das pessoas e consequentemente da reputação da marca e da empresa. A responsabilidade da sustentabilidade é local e global:

  “Precisamos olhar para a nossa pegada de carbono de forma estratégica e responsável. A ONU vem buscando firmar esse compromisso com todas as nações. Então, é inevitável que façamos o que é preciso ser feito”, avalia Flávio.

Flávio traz para a realidade da empresa a crise climática. O setor de telecomunicações utiliza energia elétrica para realizar serviços de nuvem, celular, fibra óptica, televisão, por exemplo, e isso representa um grande desafio para a Claro. A boa notícia é que essa preocupação está na agenda da corporação há muito tempo.

A Claro tem o maior projeto de geração distribuída de energia privada do Brasil, o Energia da Claro, que gera 60% de energia limpa para sua operação. A resposta da companhia perante esse desafio climático mostra o quanto a empresa está preocupada em sua operação e pratica a sustentabilidade como um valor transversal.

De dentro para fora

A missão da Claro começa dentro. Uma inspiração poderosa que torna a empresa um lugar acolhedor para se trabalhar. Inspiração que também faz com os colaboradores a se sintam parte do projeto que almeja um futuro melhor para todos.

Há metas para aumentar a diversidade e aperfeiçoar a inclusão. Mais do que um pilar, o social faz parte da missão da Claro. Ser uma empresa diversa, inclusiva e equitativa é um compromisso com a sociedade. E valorizar as pessoas e a diversidade complementa e fortalece a marca.

“A nossa cadeia de valor é muito grande e, precisamos reconhecer nosso legado para construir um presente melhor. Conectamos pessoas para uma vida mais divertida e produtiva, como é a missão da Claro, ou conectamos pessoas para um futuro melhor, como é a missão do instituto. Tudo isso nos ajuda a ter certeza de que muita coisa ainda precisa ser feita, mas que não estamos partindo do zero”, avalia Flávio Rodrigues, gerente de responsabilidade social da Claro.

O papel social do instituto

O Instituto Claro conecta pessoas para um futuro melhor. Busca transformar realidades e, assim, contribuir para um mundo mais inclusivo, sustentável e justo. Sua trajetória é construída pela Educação e a Cidadania.

O olhar do Instituto Claro é sensível e humano. Um olhar capaz de reconhecer os problemas no país e propor caminhos de transformação. Os projetos criados e geridos pelo instituto buscam dar concretude a esse movimento. Criam um sentimento de esperança nas pessoas.

O instituto conecta as demandas sociais com sua capacidade de criar soluções e realizar iniciativas. Graças a essa força catalisadora, grandes parcerias foram firmadas com organizações, escolas e instituições.

O acordo firmado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é um desses exemplos. Por meio dessa parceira, a Claro contratou milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social a partir do Programa Um Milhão de Oportunidades (1MiO).

O instituto sabe da importância da articulação coletiva e reconhece que as sinergias já realizadas, ou as que virão, são parte de seu legado compartilhado.

Educação como pilar estratégico

A educação continua sendo uma das principais demandas da sociedade brasileira. O país almeja um ensino mais qualificado e emancipador, mas ainda esbarra em problemas estruturais. Ciente desse desafio, o instituto mantém seu olhar para o desenvolvimento educacional com foco nas pessoas e dedica grande parte de seus esforços na agenda. É o farol e o guia do impacto social da organização.

Como resultado dessa atuação, o Instituto Claro foi a segunda organização de responsabilidade social corporativa no Brasil a ser reconhecida pelo Department of Global Communications (DGC) da Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo de Status Associativo, que a classifica como uma entidade sem fins lucrativos promotora de ações em concordância com a Carta das Nações Unidas.

A construção de uma educação de qualidade em suas várias vertentes, formal ou não formal, dentro da sala de aula e fora dela, é uma das chaves em que a Claro e o instituto acreditam. Os projetos fomentam soluções que pensam a educação para o empreendedorismo, para a inovação e para o mundo do trabalho.

Cidadania fortalece a inclusão

Ao lado do eixo Educação, a Cidadania é o outro pilar de atuação do instituto capaz de promover o desenvolvimento humano e toda sua capacidade de pensar e criar. Os projetos visam resgatar a dignidade das pessoas e inseri-las como sujeitos na sociedade.

Conectadas pelo futuro

Educação e Cidadania são as vertentes fundamentais para se alcançar uma sociedade mais justa e igualitária. Os eixos estão interconectados na atuação e nos projetos do instituto. A Educação dá a base para que as pessoas possam ser, estar e ir para onde quiserem. E a Cidadania garante que elas entendam os seus direitos, os deveres e se questionem limites entre o individual e o coletivo.

Todas as práticas reforçam esse compromisso e aproximam a companhia das metas firmadas para 2030. Ações desenvolvidas com o seu olhar sensível e seu jeito acolhedor: dentro, despertando os corações de colaboradores, clientes e fornecedores; e fora, inspirando novas parcerias.

A sólida atuação do Instituto Claro nas últimas duas décadas está refletida nos destaques dos programas em 2022. Entre alunos em salas de aula, jovens inseridos no mercado de trabalho, colaboradores engajados em ações sociais e a responsabilidade com o meio ambiente, os números demonstram indicadores de impacto que transformam vidas.

2.588

jovens em situação de vulnerabilidade social foram contratados pela Claro e empresas do grupo por meio da iniciativa 1MiO, projeto realizado em parceria com o Unicef que gera oportunidades e empregabilidade para a juventude.

403

jovens foram beneficiados pelo programa Dupla Escola, projeto que promove formação técnica profissionalizante em telecomunicações integrada ao Ensino Médio 

85

projetos foram selecionados para concorrer no programa Campus Mobile, projeto de referência em tecnologia e inovação que incentiva jovens a criar aplicativos mobile com impacto social

R$ 200 mil

em recursos financeiros foram doados pelo Instituto Claro por meio do programa Teleton, viabilizando o atendimento de 2.040 pacientes na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)

14 mil

filhotes de quelônios, espécie animal da família da tartaruga, nasceram com o apoio das comunidades envolvidas no projeto socioambiental Pé-de-Pincha.

5

municípios foram contemplados no programa Educonex@o. As escolas da rede pública das cidades de Belo Horizonte e Macapá foram incluídas no projeto.

26 mil

estudantes foram beneficiados por atividades para o desenvolvimento de competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

15 mil

estudantes beneficiados nos estados e 11 mil nos municípios do Selo Unicef, por meio da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, projeto que combate a distorção idade-série.

260

horas de aulas de música foram oferecidas pelo, Ação Social pela Música, destinado a transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens de comunidades

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foi a audiência do portal do Instituto Claro no ano de 2022. O portal produz, com exclusividade, conteúdos de qualidade sobre educação a partir de um grupo de educadores. A plataforma também publica temas como diversidade e inclusão, entre outros assuntos em pauta na sociedade.