O Brasil é marcado pelo pluralismo de etnias, credos, identidades, representações e subjetividades. O respeito à diversidade é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. Assim, é importante que toda essa variedade seja reconhecida e valorizada.

Entretanto, é inegável que enfrentamos problemas delicados no que diz respeito às minorias. De acordo com dados da pesquisa da ONG Transgender Europe, de 2018, o Brasil é o país onde mais transexuais são mortos. As taxas de feminicídio também são altas. Segundo o Atlas da Violência de 2019, em 2017, 13 mulheres foram assassinadas por dia em nossa nação. Estima-se que 4.936 mulheres foram mortas ao longo do ano, maior índice registrado desde 2007.

A tecnologia, no entanto, pode ser uma grande aliada dos desafios sociais. O aplicativo Salve Maria, criado pelo governo do Estado do Piauí, é um exemplo. Basta clicar no botão do pânico, presente no aplicativo, que a viatura policial mais próxima recebe um aviso de ocorrência. Entre março de 2017 e junho de 2018, o mecanismo foi acionado 192 vezes em todo o estado.

Usando a tecnologia para promover impactos na sociedade, o Campus Mobile incentiva a inscrição de projetos que propõem soluções para transformar a sociedade a partir de aplicativos móveis.  A categoria Diversidade visa contribuir para o empoderamento de mulheres e minorias e a redução da discriminação e promoção dos direitos desses grupos.

A categoria dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo 16, por exemplo, busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Do mesmo modo, o objetivo 5 aponta para a necessidade de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Geral

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 7 meses
Geral Smart Cities Smart Farms

Conheça os projetos uShare e SimSilo da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos ajudam moradores universitários e previnem acidentes em silos agrícolas

há 8 meses
Diversidade Games Geral

Conheça os projetos AnimaLibras e Emily Is Afterlife da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos têm foco na cultura surda e na vida de Emily Dickson

há 9 meses
Educação Geral Saúde

Conheça os projetos MagicCard e Naveghi Book da 11ª edição do Campus Mobile

Soluções se destacaram ao trazer inovação para as categorias educação e saúde

há 10 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.