A diversidade é uma característica da sociedade contemporânea, composta por pessoas de diferentes gêneros, idades, aspectos étnico-raciais, religiões, orientações sexuais, entre outros. Para que essa variedade se reflita em todas as esferas sociais, inovações tecnológicas são muito bem-vindas. O desenvolvimento de soluções mobile, de internet das coisas (IoT) ou de inteligência artificial ajudam a promover uma sociedade mais igualitária e a incluir aqueles que ainda estão de fora.
“A tecnologia é um ótimo meio de se amplificar vozes que não teriam muito espaço de outro jeito.”, defende recomenda o engenheiro elétrico e tutor do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP), Alexandre Martinazzo
A categoria Diversidade do Campus Mobile incentiva produtos e serviços que contribuam com o empoderamento, redução da discriminação e promoção de direitos de mulheres e minorias. Assim, ela se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa orientar políticas públicas socioambientais em todo o mundo até o ano de 2030. O objetivo 16 busca promover sociedades pacíficas e construir instituições responsáveis e inclusivas. Já o objetivo 5 lembra que é necessário alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Conhecimento e engajamento

Para Martinazzo, as equipes participantes do Campus Mobile necessitam conhecer profundamente o problema que estão tratando para se destacarem. “De maneira geral, os times que se sobressaem no Campus Mobile costumam ter forte engajamento com o público-alvo, independentemente da categoria do projeto”, analisa.
Outra característica importante é querer viabilizar o projeto e levá-lo para a vida de outras pessoas. “Também é indicado que a equipe tenha perfis complementares. Isso permite trabalhar com qualidade em todos os aspectos”, finaliza.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Diversidade

5 formas da tecnologia colaborar com a igualdade de gênero

Lista criada pelo Fundo Global para Mulheres pode inspirar projetos de inovação

há 2 meses
Geral

Campus Mobile abre inscrições para edição 2018 e traz novas categorias

Programa incentiva jovens estudantes a criarem soluções para a sociedade por meio da tecnologia móvel

há 1 mês
Educação

Categoria educação apoia iniciativas que podem melhorar tanto o desempenho do aluno quanto do professor

Inovações tecnológicas podem diminuir a evasão escolar e tornar as escolas mais inclusivas

há 1 mês
Smart Cities

Categoria Smart Cities busca iniciativas para cidades mais humanas e sustentáveis

Tecnologia pode ajudar a superar desafios de mobilidade urbana, qualidade do ar, água, energia, entre outros

há 1 mês

Receba NossasNovidades