O termo smart farm significa, em português, fazenda inteligente ou agricultura inteligente. Seu objetivo é, por meio da utilização de tecnologias, potencializar e facilitar a gestão para obter resultados mais satisfatórios no campo. Automação para redução do consumo de água ou monitoramento em tempo real, por exemplo, podem contribuir não só para fazendas mais eficientes como também mais sustentáveis.

Segundo dados de 2015, da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), no Brasil, 15,8% da população vivem em áreas rurais. A agricultura familiar é responsável por 84% das propriedades rurais e emprega cerca de 5 milhões de famílias, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Além disso, a cada 10 alimentos que entram nos lares brasileiros, sete são produzidos a partir de pequenos produtores. Para a ONU, a erradicação da fome, listada como um dos objetivos sustentáveis da agenda 2030, tem como grande aliada a agricultura familiar.

As atividades no campo englobam várias instâncias e processos. Assim, as smart farms contemplam avicultura, pecuária, apicultura, pesca e outros segmentos essenciais para que a sociedade funcione com qualidade e segurança. Capacitação, técnicas especiais e direcionadas a períodos de escassez ou inundações podem ser estratégias para driblar condições adversas.

A tecnologia é muito útil para se pensar em mudar práticas, propor novas maneiras de produção e distribuição dos alimentos. Soluções mobile, inteligência artificial e internet das coisass são ferramentas viáveis para trazerem impactos positivos e beneficiarem os meios de produção no campo.

Por isso, o Campus Mobile investe em soluções que visem melhorar a vida das populações rurais e as atividades por elas desempenhadas. Desse modo, a categoria Smart Farms convida jovens universitários e recém-formados a proporem projetos tecnológicos que impulsionem produtores em áreas rurais e contemplem um desenvolvimento sustentável e seguro.

Crédito da imagem: Kinwun – iStock

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Saúde

Aplicativos podem ajudar a otimizar tempo na hora da compra de remédios

GoPharma ajuda pacientes a encontrarem farmácias e conseguirem descontos

há 3 semanas
Games

Games podem ajudar a combater obesidade infantil

Aplicativos conseguem aliar diversão a prática de atividades físicas e desenvolver autoimagem positiva nas crianças

há 3 semanas
Geral

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 3 semanas
Diversidade

Categoria Diversidade estimula projetos que combatem discriminação

Tecnologia pode ajudar a reduzir índices de violência contra mulheres e negros

há 1 mês

Receba NossasNovidades