Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities, realizado pela empresa de consultoria Urban Systems, em parceria com a Sator. Em 2018, o estudo avaliou 700 cidades com mais de 50 mil habitantes considerando onze eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. A partir dessas áreas, 70 indicadores foram analisados para se chegar à classificação final.

Na lista de 2018, a cidade de São Paulo caiu uma posição comparada ao ano anterior e assumiu a vice-liderança. Na sequência, as cidades brasileiras consideradas mais inteligentes foram Vitória (ES), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ).

Esta é a quarta edição do Ranking Connected Smart Cities, que tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Além do ranking geral, a pesquisa também divulga listas por eixo temático, região e por faixa populacional.

Apesar da perda da liderança, a capital paulista conquistou o 1º lugar em três categorias: região sudeste, mobilidade e urbanismo. Contudo, encontra-se atualmente em 4º lugar no quesito tecnologia e inovação, sendo precedida por Rio de Janeiro (1º lugar), Florianópolis (2º lugar) e Curitiba (3º lugar).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Smart Cities

Categoria Smart Cities busca iniciativas para cidades mais humanas e sustentáveis

Tecnologia pode ajudar a superar desafios de mobilidade urbana, qualidade do ar, água, energia, entre outros

há 5 anos
Smart Cities

Energia solar cresce no Brasil impulsionada pelo barateamento dos painéis

Produção fotovoltaica deve corresponder a 32% da matriz elétrica brasileira até 2040

há 5 anos
Smart Cities

Categoria Smart Cities estimula soluções sustentáveis a partir de dispositivos móveis

A tecnologia é uma grande aliada para tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis

há 5 anos
Smart Cities

Palestra gratuita em São Paulo apresenta iniciativas para cidades inteligentes

Evento é indicado para interessados em planejamento urbano, tecnologias para gestão de cidades, IoT, Big Data, entre outros

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.