Leonardo Valle

O desmatamento e a poluição das águas são considerados as principais ameaças ao meio ambiente. Os dados fazem parte de uma pesquisa do IBOPE Inteligência, encomendada pela Organização Não Governamental (ONG) WWF-Brasil, sobre o que o brasileiro pensa em relação às áreas protegidas e o meio ambiente. Os temas tiveram 27% e 26% de menções, respectivamente, mantendo o mesmo percentual de 2014.

A coleta de dados foi realizada com pessoas de 16 anos ou mais, de diferentes classes sociais em todo o país. Esta é a segunda rodada do mesmo estudo feito em outubro de 2014.

A caça e a pesca ilegais, juntamente com as mudanças climáticas, ocupam o terceiro lugar na preocupação dos entrevistados (16%). Obras de infraestrutura, como hidrelétricas, rodovias e portos, foram responsáveis por 15% das menções.

Ainda de acordo com o levantamento, 91% dos participantes acreditam que a natureza não está sendo protegida de forma adequada. Em 2014, a porcentagem era de 82% para esta pergunta.

Também aumentou o percentual de entrevistados que atribuem aos cidadãos a responsabilidade pela manutenção das unidades de conservação (parques, reservas e florestas nacionais). Em 2018, esse número cresceu 20 pontos percentuais em comparação com 2014, saltando de 46% para 66%.

O governo segue como o principal responsável por essa tarefa, com 72% das citações. As ONGs aparecem em 3º lugar, com 23% dos brasileiros afirmando acreditar que as organizações civis devem atuar para defender a causa ambiental.

Com WWF

Crédito da imagem: blew_i – iStock

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

E-book gratuito relata importância de pequenas plantas para a preservação do cerrado

Espécies cobrem o solo, prevenindo a erosão pela chuva ou pelo vento

há 10 meses
Notícias

Vazamento de óleo nas praias do Nordeste: cartilha explica monitoramento e formas de atuação

OAB-PE lista locais atingidos e orienta sobre resgate de animais e trabalho voluntário de limpeza

há 1 mês
Notícias

Game educativo para crianças conscientiza sobre a limpeza do mar

No SOS Mar, jogador pilota submarino e recolhe lixo e detritos sólidos do oceano

há 5 meses
Notícias

PIB e produção mundial serão afetados até 2050 por escassez de água, alerta ONU

Relatório aponta que mais de dois bilhões de pessoas sofrem com a falta do recurso

há 9 meses

Receba NossasNovidades