Leonardo Valle

O desmatamento e a poluição das águas são considerados as principais ameaças ao meio ambiente. Os dados fazem parte de uma pesquisa do IBOPE Inteligência, encomendada pela Organização Não Governamental (ONG) WWF-Brasil, sobre o que o brasileiro pensa em relação às áreas protegidas e o meio ambiente. Os temas tiveram 27% e 26% de menções, respectivamente, mantendo o mesmo percentual de 2014.

A coleta de dados foi realizada com pessoas de 16 anos ou mais, de diferentes classes sociais em todo o país. Esta é a segunda rodada do mesmo estudo feito em outubro de 2014.

A caça e a pesca ilegais, juntamente com as mudanças climáticas, ocupam o terceiro lugar na preocupação dos entrevistados (16%). Obras de infraestrutura, como hidrelétricas, rodovias e portos, foram responsáveis por 15% das menções.

Ainda de acordo com o levantamento, 91% dos participantes acreditam que a natureza não está sendo protegida de forma adequada. Em 2014, a porcentagem era de 82% para esta pergunta.

Também aumentou o percentual de entrevistados que atribuem aos cidadãos a responsabilidade pela manutenção das unidades de conservação (parques, reservas e florestas nacionais). Em 2018, esse número cresceu 20 pontos percentuais em comparação com 2014, saltando de 46% para 66%.

O governo segue como o principal responsável por essa tarefa, com 72% das citações. As ONGs aparecem em 3º lugar, com 23% dos brasileiros afirmando acreditar que as organizações civis devem atuar para defender a causa ambiental.

Com WWF

Crédito da imagem: blew_i – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Grilagem está vinculada a desmatamento, poluição e violência contra indígenas, alerta vídeo

Produção da ONG WWF explica problema e as consequências da Medida Provisória 910/2019

há 4 anos
Notícias

Microplástico é problema ambiental que afeta a saúde, lembra animação da ONU

Vídeo lembra que, aproximadamente, 51 trilhões de partículas da substância flutuam nos oceanos

há 4 anos
Notícias

Oxigênio nos oceanos está diminuindo por conta do aquecimento global, aponta relatório

Emissão de gás carbônico e contaminação dos mares por agrotóxicos estão entre causas

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.