Leonardo Valle

A bengala oferece um bom auxílio para a pessoa com deficiência visual na hora dela andar na rua, ajudando a identificar obstáculos como postes, canteiros e degraus. Contudo, o item não é eficiente para aqueles objetos que estão no caminho, mas não têm contato com o chão, como uma janela aberta, placas, portões automáticos, entre outros.

Foi pensando em solucionar esse problema que o estudante Luan de Oliveira, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro (SP), desenvolveu uma pulseira com sensor. Seu objetivo é fazer com essa população tenha mais autonomia na mobilidade urbana.

A peça é utilizada no pulso oposto ao da bengala e alerta mulheres e homens cegos sobre a presença de objetos que se encontram acima da linha da cintura. Seu funcionamento ocorre baseado em um sensor ultrassônico que se comunica com um microcontrolador, semelhante a um chip. Detectado um obstáculo à frente, a pulseira vibra conforme o usuário se aproxima dele.

Estudante Luan de Oliveira com sua criação: pulseira com sensor para melhorar a mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual (crédito: Campos Fotografia)

 

Para desenvolver a inovação, Oliveira teve a consultoria de pessoas com deficiência visual, que testaram a peça. Seu objetivo, agora, é melhorar o design da pulseira e estudar a possibilidade de comunicação entre o dispositivo e o celular.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, o Brasil conta com mais 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. Dessas, 528.624 pessoas são cegas e aproximadamente 6 milhões possuem baixa visão ou visão subnormal.

Veja mais:
“Não se deve ter medo de ajudar um cego a atravessar a rua”, diz autora
Publicação explica Estatuto da Pessoa com Deficiência em linguagem acessível

Crédito da imagem principal: AndreyPopov – iStock

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cão-guia possibilita autonomia e mobilidade para pessoa com deficiência visual

Apenas 50% dos animais treinados ficam aptos a desempenhar a função

há 2 dias
Notícias

Documentário sobre pessoa com deficiência ajuda a desconstruir mitos de ‘vítima’ ou ‘herói’

“Meu nome é Daniel” é primeiro longa biográfico dirigido por brasileiro PCD

há 1 mês
Notícias

Blocos inclusivos aproveitam o carnaval para conscientizar sobre o tema

“Iniciativas tornam pessoa com deficiência visível e reforçam que todos podem se divertir”, diz organizadora

há 10 meses
Notícias

Publicação explica Estatuto da Pessoa com Deficiência em linguagem acessível

Cartilha disponível online foi elaborada em formato de perguntas e respostas

há 2 anos

Receba NossasNovidades