O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como ouso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para esse público.

Na internet, acessibilidade refere-se, principalmente, às recomendações das WCAG (World Content Accessibility Guidelines) do W3C (World Wide Web Consortium). O Canal Cultura está alinhado a essas recomendações internacionais.

Na parte superior da página, existe uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do canal.

Os padrões de atalhos são:

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do canal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do canal, chega-se diretamente ao início do menu principal.

Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do canal, chega-se diretamente em sua busca interna.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle, simultaneamente, Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle, simultaneamente, Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Sabemos que modificações serão contínuas e, por esse motivo, abrimos um canal para que vocês possam mandar sugestões para melhorarmos e adaptarmos tudo o que for necessário para facilitar a navegação e tornar o site cada vez mais acessível.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.