O NETLABTV é um concurso que apoia criadores, roteiristas, escritores, dramaturgos, estudantes de universidade, cursos técnicos de cinema, TV, arte e cultura na criação de novas séries brasileiras.
É uma plataforma que promove o desenvolvimento da indústria audiovisual, revela novos talentos de criação, realiza laboratórios, seminários e aulas com nomes relevantes do segmento.
A cada edição, o concurso mobiliza criadores das cinco regiões do Brasil e premia séries nas categorias ficção e não ficção. Na 3ª edição, o concurso veio com uma nova categoria: Social Video, que receberá roteiros de jovens talentos com ideias de 2 a 5 minutos, pensados para as redes sociais.
Em todas as categorias, serão avaliados os aspectos: originalidade, qualidade técnica e artística e potencial comercial do projeto. Serão selecionados 24 projetos finalistas, dos quais 12 serão eleitos vencedores. Quatro projetos de ficção, quatro de não ficção e quatro de Social Video.
A proposta vai além de dar oportunidade aos jovens produtores. O projeto dissemina o conhecimento e fomenta o empreendedorismo criativo no Brasil, um dos compromissos do Instituto Claro.
As edições anteriores somaram mais de 7,5 mil inscritos e 2,5 mil novas ideias de séries para a TV, video On Demand, mobile, tablets e demais dispositivos.
A 3ª edição conta com workshops de imersão em produção de roteiro em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Haverá, também, workshops nas universidades Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ).
As inscrições, que podem ser feitas até 27 de outubro, e outras informações sobre o concurso estão no site www.netlabtv.com.br.
O NETLABTV é uma iniciativa do Instituto Claro e da Casa Redonda, e conta com o apoio institucional da ABRA – Associação Brasileiras de Autores Roteiristas, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SICAV RJ – Sindicato da Indústria Audiovisual e APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e as programadoras de TV e internet do País.