A palavra empatia significa a ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando entender as circunstâncias que motivam seu comportamento, sentimentos e necessidades. Indispensável para a vida em sociedade, essa habilidade está intimamente ligada com a tolerância, o respeito à diversidade e também com a resolução de conflitos.

Na escola, ela é uma das competências sugeridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento social da criança. Mas como ajudar os alunos de diferentes etapas a desenvolvê-la? Para orientar o professor nessa tarefa, selecionamos sete links com dicas práticas para trabalhar a empatia em sala de aula. São documentos, relatos, cartilhas e sugestões de práticas pedagógicas que estimulam o entendimento de culturas diferentes e a percepção do aluno sobre os sentimentos dos seus colegas.

E-book – A importância da empatia na educação
Em maio de 2016, o projeto Escolas Transformadoras, do Instituto Alana, promoveu a roda de conversa “A importância da Empatia na Educação” com 15 especialistas. A conversa resultou em um e-book com textos sobre o tema. Entre as informações destacadas, há sugestões de propostas de envolver os alunos em atividades de mediação de conflito, de solidariedade e que aconteçam fora dos muros da instituição de ensino. “Se a escola opta pelo modelo de mediação, todos os envolvidos são convidados a narrar o acontecimento, a pensar como o outro se sentiu, a elaborar uma hipótese sobre como poderia ter sido diferente”, explica a educadora do Colégio Viver, Maria Amelia M. Cupertino.

Cartilha – Dicas de dinâmicas de empatia
O Faz Sentido é um projeto que disponibiliza orientações e ferramentas para promover processos de troca e colaboração nas escolas brasileiras. A iniciativa conta com uma publicação com dicas de dinâmicas para trabalhar a empatia em sala de aula, a partir de temas gerais como tecnologia, currículo, avaliação, formação, adolescentes, entre outros.

Podcast – É possível trabalhar a empatia?
O programa Tarde Nacional – Amazônia entrevistou a coordenadora pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental, do Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba (PR), Celize Ogg Nascimento. Para estimular a empatia, a especialista dá dicas como conversar com as crianças sobre sentimentos e incentivar a literatura.

Reportagem – Projeto educacional que simula a ONU
O Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MiniOnu) é um projeto pedagógico e cultural realizado há 19 anos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), no qual estudantes da educação básica têm a oportunidade de vivenciar a rotina de diplomatas. Para isso, são escalados para mesas de debates sobre temas contemporâneos diversos, nas quais precisam defender a opinião e pensamento dos países que representam.

Reportagem – Intercâmbio virtual semeia empatia e curiosidade entre alunos de países diferentes
A matéria aborda uma atividade pedagógica realizada com estudantes brasileiros da rede pública que se corresponderam por vídeo chamadas com jovens da Croácia. Mediados pela professora de inglês, eles puderem aprender sobre as diferenças culturais entre as duas nações. 

Reportagem – História oral: método usa entrevistas para trabalhar comunicação, escuta e senso crítico
Incentivar os alunos a entrevistarem pessoas que vivem realidades diferentes os ajudam a se colocarem no lugar do outro. A história oral pode ajudar nessa tarefa com alunos da educação básica, uma vez que é um método de pesquisa que usa a entrevista para se aprofundar nas histórias de vida de pessoas de diferentes setores da sociedade.

Crédito da imagem: fizkes – iStock

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Vídeo reúne depoimentos de gestores sobre elaboração do projeto político pedagógico

Profissionais orientam sobre como formular contextualização histórica, indicadores educacionais, plano de ação, entre outros

há 7 meses
Notícias

E-books explicam financiamento da educação e discutem alternativas

Publicações reúnem informações de seminários realizados na Câmara dos Deputados em 2019

há 2 dias
Notícias

Curso online gratuito ajuda professor a desconstruir hábitos alimentares que podem levar à obesidade em alunos

Iniciativa oferecida pela Unicef visa engajar docentes e escola em prol de uma alimentação saudável

há 6 dias
Notícias

4 livros para o professor entender a ansiedade em crianças e adolescentes

Transtorno pode atrapalhar desempenho dos alunos nas aulas e nas relações com os colegas

há 1 semana

Receba NossasNovidades