O texto dissertativo é o tipo de redação mais cobrado nos vestibulares e provas do país. Ele permite ao estudante expor o tema, justificar um ponto de vista por meio de argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma conclusão sobre o assunto.

Transformar as palavras em textos escritos, contudo, exige do aluno tanto habilidades como clareza, coerência, objetividade e coesão, quanto um profundo conhecimento da ortografia. Assim, para auxiliar os estudantes da educação básica e os vestibulandos a construírem textos mais comunicativos e consistentes, separamos seis livros que reúnem dicas de escrita e orientações sobre a norma culta. Confira!

Oficina de redação – volume único

Leila Lauar Sarmento, Editora Moderna, 2007
Textos de diversos gêneros textuais convidam o aluno a vivenciar situações de comunicação e desenvolver habilidades de leitura, interpretação e escrita. A obra apresenta, ainda, textos literários, de jornais, roteiros de cinema, tiras, charges, publicações na internet e outros.

Redação e edição de textos: para Enem, vestibulares, concursos e cotidiano profissional

Marília Pessoa e Raquel Bahiense F. de Castro, Editora Senac, 2016
O livro examina as escritas presentes em nosso cotidiano, e as aproxima do leitor, buscando treinar e estimular a leitura atenta e crítica e apontar formas para construir textos mais simples e consistentes.

Redação na prática

Sandra Helena Terciotti e Eleomar Rosetti Ricino, Editora Saraiva, 2012
O livro busca trabalhar, na prática, as principais dificuldades dos estudantes sobre como transformar as palavras em textos escritos, além de adequar suas produções à norma culta. Assim, enfatiza o uso dos operadores argumentativos, dos pronomes relativos como elementos coesivos, das concordâncias e regências verbais e nominais, das principais regras de ortografia, das regras de acentuação gráfica, do emprego da crase e das formas verbais.

Dez passos para a redação nota dez – solte o verbo no vestibular

Sérgio Vieira Brandão, Editora Artes e Ofícios, 2002
Partindo do princípio de que a redação no vestibular é um momento estratégico para o sucesso na prova, o autor reúne dicas, segredos e macetes para a construção de um texto de qualidade e que comunique ideias de maneira clara e coerente.

Guia prático de redação – exemplos e exercícios

Maria Margarida de Andrade, Editora Atlas, 2012
Ex-professora do ensino fundamental, a autora utiliza uma linguagem simples e descontraída para ensinar processos de redação fundamentados no raciocínio lógico. A obra é indicada para estudantes de educação básica, vestibulandos, assim como profissionais envolvidos na preparação de materiais de comunicação escrita.

Manual de sobrevivência na redação. Como escrever legal em concursos e vestibulares

Regina Isabel Nogueira, Autêntica Editora, 2003
A autora apresenta a redação como uma forma de comunicação de um sujeito pensante e criativo, que tem uma mensagem a transmitir. Para isso, o livro é dividido em tópicos e traz respostas para questões como: o que é redação? Por que a redação é utilizada em concursos e vestibulares? O que é avaliado? Quais são os tipos de redação? Como redigir um texto dissertativo?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

10 podcasts para entender os livros do vestibular Unicamp 2022 e 2023

Análises de especialistas auxiliam estudantes a se prepararem para o exame

há 3 anos
Notícias

9 podcasts que analisam os livros da Fuvest 2021

Professores de literatura e escritor destacam pontos relevantes das leituras obrigatórias

há 3 anos
Notícias

7 podcasts que ajudam a compreender obras do vestibular Unicamp 2021

Universidade reduziu número de títulos e apostou nos de domínio público

há 4 anos
Notícias

5 jogos de tabuleiro abordam literatura fantástica, educação financeira e vestibular

Material desenvolvido por estudantes da Fatec Sebrae pode ser baixado gratuitamente para impressão

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.