Os documentários e séries podem ser aliados para complementar temas recorrentes nos vestibulares. As produções ajudam a entender o contexto de momentos específicos da história, além de fornecerem informações importantes para temas da atualidade. Confira, abaixo, sete indicações do professor de história, sociologia e filosofia do Curso Poliedro Rodolfo Neves.

13a Emenda: o documentário analisa a questão da integração do negro na sociedade estadunidense, da abolição ao cenário atual. “O tema está diretamente ligado ao conteúdo sobre os EUA no século XIX e também sobre a luta por direitos civis nas décadas de 1950-1960”, explica Neves.

The Crown: biografia da Rainha Elizabeth II. Como pano de fundo, o seriado faz uma análise da posição da Inglaterra no mundo pós-Segunda Guerra Mundial, com destaque para algumas questões relacionadas à descolonização afroasiática e ao cenário da Guerra Fria. “Além disso, o seriado ajuda a entender o funcionamento da monarquia parlamentar britânica”, complementa Neves.

A Primeira Guerra Mundial: segundo Neves, é uma das melhores produções sobre a Grande Guerra, além disso, 2018 marca o centenário do término do conflito. “Uma de suas causas foi o sentimento nacionalista, responsável por acirrar as disputas entre as potências europeias no começo do século XX”, explica o professor. “Além da efeméride em relação ao término da guerra, os vestibulares podem explorar a questão do atual ressurgimento do sentimento nacionalista na Europa, com destaque para a questão da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) – Brexit, que traz à tona a questão sobre os limites do projeto da UE diante do recrudescimento de posições nacionalistas radicais”, acrescenta.

Apocalipse: a Segunda Guerra Mundial: a série possui seis episódios feitos somente com imagens da época. “O documentário ajuda a compreender a dimensão da destruição causada pelo conflito, bem como o desenho das relações de poder internacionais que seriam determinantes no cenário da Guerra Fria”, aponta.

Roma: “o seriado permite uma visão mais precisa sobre o funcionamento da política romana durante a crise da República e formação do Império Romano, tema constantemente cobrado em questões sobre a Civilização Romana”, diz o historiador. Além disso, a produção explora o cotidiano da vida dessa população, com destaque para costumes religiosos e sociais. “Temas que também têm sido abordados em provas nos últimos anos”, reforça.

Série retrata acontecimentos que datam de 52 a.C., quatrocentos anos depois da fundação da república na principal metrópole mundial da época (crédito: YouTube)

 

Hiroshima: documentário da BBC sobre o ataque nuclear à cidade de Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial. “Os ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki não significam apenas o fim da Segunda Guerra Mundial. Eles expõem questões fundamentais sobre a realização de guerras em um cenário industrial e tecnológico com um potencial bélico capaz de produzir um nível de destruição jamais imaginado”, contextualiza Neves. “O seriado aborda o início do que seria a chamada Era Nuclear, tema de suma importância para a compreensão do período da Guerra Fria.”

Auschwitz – The nazis and the Final Solution: documentário da BBC sobre o Holocausto. “Em meio a um cenário de recrudescimento de sentimentos intolerantes, xenofóbicos e racistas em todo o mundo, abordar temas como o Holocausto é imprescindível”, diz o professor. “Como resposta ao absurdo da Solução Final adotada pelo governo nazista entre as décadas de 1930 e 1940, a ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12/1948), importante efeméride deste ano de 2018, sendo um tema relevante tanto para as provas de história como para as de atualidades”, destaca.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Vestibular: 9 podcasts para entender os livros da Fuvest

Entrevistados analisam obras que integram lista de leituras obrigatórias da prova

há 3 semanas
Notícias

Unesp disponibiliza sete cadernos de estudo para vestibulandos

Material didático é alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais e também pode ser usado em aula

há 5 meses
Notícias

Professores da rede estadual de São Paulo apresentam videoaulas no YouTube

Série “Aulas Fundamentais” trará, periodicamente, educadores de escolas técnicas abordando temas de vestibulares

há 6 meses
Notícias

Game gratuito oferece simulado de vestibular para alunos do ensino médio

Jogo reúne 10 mil questões de química, física, biologia, matemática, história e geografia

há 7 meses

Receba NossasNovidades