Para muitos alunos da educação básica, pesquisar na internet pode se resumir às buscas no Google. Mas o professor pode ajudar a expandir o entendimento de como aproveitar a web para a aprendizagem e para a construção do conhecimento, apresentando ferramentas de buscas acadêmicas. Esses portais reúnem teses, dissertações, revistas científicas, artigos, capítulos de livros e outros conteúdos produzidos por universidades e pesquisadores que podem ser acessados gratuitamente. A seguir, confira sete opções de sites que se propõem a esta tarefa.

SciELO

A Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica Online, em português) é uma base de dados que reúne artigos científicos desenvolvidos no Brasil e na América Latina e disponibiliza o conteúdo integral. 

Biblioteca digital de teses e dissertações

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a plataforma reúne teses e dissertações produzidas em todo o país ou por brasileiros que pesquisam e publicam no exterior.

Google Acadêmico

Trabalhos acadêmicos, literatura escolar, periódicos de universidades, capítulos de livros e artigos variados fazem parte do banco de dados desse buscador, cuja versão em português foi lançada em 2006. Cada item mostrado vem acompanhado de informações importantes, como tipo do material, autores, da publicação e número de citações.

Portal de periódicos

Mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a plataforma disponibiliza o conteúdo integral de artigos de revistas científicas brasileiras e internacionais. Além disso, ela possui integração para a pesquisa em outras bases de dados acadêmicos.

Microsoft Academic

Mecanismo de busca gratuito que oferece acesso a mais de 38 milhões de publicações acadêmicas em diversos idiomas, além de gráficos e imagens.

ERIC

O Educational Resources Information Center é um banco de dados do Departamento de Educação dos Estados Unidos (EUA). Ele reúne de artigos e dissertações a documentos governamentais e arquivos de congresso. A pesquisa deve ser realizada em inglês. 

Scholarpedia

O projeto se inspira na Wikipedia para desenvolver uma enciclopédia de acesso gratuito a textos supervisionados por pesquisadores de todo o mundo.

Veja mais:
Pesquisar na internet: o uso de informações para o ensino requer atenção
Saiba como orientar a realização de pesquisas

Crédito da imagem: TCmake_photo – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Guia ensina professores sobre uso responsável da internet dentro e fora da sala de aula

Publicação explica sobre exposição na internet, danos de imagem e liberdade de expressão

há 6 anos
Notícias

Cresce o número de crianças e jovens que acessam a internet para lerem notícias, aponta pesquisa

TIC Kids Online mostrou aumento de 34% para 51%, entre levantamentos de 2013 e 2018

há 6 anos
Notícias

Curso capacita profissionais da educação sobre uso responsável da internet

Formação gratuita traz orientações sobre cyberbullying, exposição na rede e liberdade de expressão

há 6 anos
Notícias

Curso gratuito em São Paulo capacita professores sobre o uso responsável da internet

Cyberbullying, marco civil na internet e forma de denunciar crimes virtuais estão na programação

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.