O Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019 com algumas diretrizes importantes para a educação. De acordo com a legislação, o orçamento do Ministério da Educação (MEC) em 2019 não poderá ser menor do que 2018, corrigido pela inflação. Segundo a ONG Todos Pela Educação, a medida poderá oferecer mais segurança aos programas do MEC, que perderam R$ 17,6 bilhões (14,1%) em investimentos desde 2015, em um cenário em que 43 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos precisam ter garantidos o acesso e a permanência na educação básica.

A segunda medida da LDO estipula que, pelo menos uma das seis adições orçamentárias a que cada bancada estadual de parlamentares terá direito a aprovar, deverá dizer respeito à educação. Segundo a ONG, em nota oficial, isso incentiva “o incremento do investimento educacional quando o orçamento originalmente apresentado pelo governo passar pelo Congresso; a reflexão dos parlamentares sobre as prioridades educacionais de seus estados no momento da definição das emendas orçamentárias; e o maior espaço da educação no debate legislativo.”

Por fim, o terceiro destaque é que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sejam prioridades da gestão do governo federal em 2019, contribuindo para reforçar o PNE como instrumento orientador dos grandes objetivos a serem perseguidos pelo Brasil na área educacional.

Em nota, a ONG comemorou a aprovação e lembrou que o investimento em educação “poderá assegurar uma retomada econômica duradoura e efetivas melhorias no nosso difícil quadro social”. Contudo, lembrou a necessidade de uma melhor redistribuição dos recursos entre os entes federativos.

Após a aprovação na Câmara, as decisões presentes na LDO seguem para sanção presidencial, correndo o risco de ter vetos pela presidência da República.

 

Saiba mais:
No Brasil, problema da educação não é falta de recursos, aponta professor da USP

Crédito da imagem: Alex_Doubovitsky – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Com PNE como tema, Semana da Ação Mundial atinge aproximadamente 200 mil pessoas

Foram mais de 1.200 atividades realizadas por educadores, estudantes, dirigentes, coletivos e ativistas

há 5 anos
Notícias

Atividade de mobilização pela educação no mundo está com manual 2019 disponível

Semana de Ação Mundial acontece simultaneamente em aproximadamente 100 países em junho

há 5 anos
Notícias

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência pede revogação da Lei do Ensino Médio

Instituição também apoia revisão da BNCC do ensino médio e cumprimento das metas do PNE

há 6 anos
Notícias

Metas do Plano Nacional de Educação podem ser acompanhadas em plataforma online

TC Educa permite emitir alertas aos gestores que estiverem descumprindo algum objetivo do PNE

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.