O Brasil está em 13º lugar entre as nações que mais produzem artigos científicos no mundo. Contudo, o país é medalha de ouro em relação à porcentagem deste conteúdo que fica disponível gratuitamente via internet. O levantamento foi realizado pela empresa norte-americana Science-Metrix, que monitora atividades ligadas à ciência e à tecnologia.

Dos artigos publicados em periódicos brasileiros, 74% têm acesso aberto. O fenômeno se deve em grande parte ao SciELO (Scientific Electronic Library Online), que reúne 283 periódicos brasileiros e por volta de mil de outros países.

Nos Estados Unidos, a nação com maior produção científica no mundo, dois terços dos artigos publicados têm acesso aberto gratuito. Esse tipo de publicação não é homogêneo em todas as áreas do conhecimento, tendo preponderância em ciências da saúde e ciências naturais, mas traz benefícios em todos os campos.

Segundo a pesquisadora do Instituto Educadigital, Priscila Gonsales, a disponibilização de conteúdos científicos abertos também impacta positivamente no ensino básico do Brasil. “Fazer com que essas pesquisas tenham mais impacto social está a serviço da melhoria da qualidade da educação”, explica. “No caso da escola, é fundamental desenvolver uma cultura entre alunos e professores, evidenciando a ciência aberta, o conceito de criar e compartilhar com licenças abertas e disseminando os conhecimentos para que possam inspirar outros conhecimentos“, destaca.

Com Agência Fapesp

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Para brasileiro, qualidade do professor é principal fator na escolha da escola

Pesquisa realizada em 29 países mostra percepção de famílias sobre educação

há 3 meses
Notícias

Respeito à diversidade é consenso entre defensores e opositores da Base Nacional Curricular

“Debate está na contramão do conservadorismo”, diz o coordenador da pesquisa, Antônio Batista

há 3 anos
Notícias

7 maneiras de ajudar meninas refugiadas a frequentarem a escola, segundo a ONU

Medidas trariam vantagens para as próximas gerações de famílias que deixaram seus países

há 20 horas
Notícias

Especialistas discutem desafios da educação em série de vídeos

Desafios da escola, custo da qualidade e superação de mitos são alguns dos temas abordados

há 4 dias

Receba NossasNovidades