A discalculia é uma forma de transtorno de aprendizagem na qual ocorre uma incapacidade da criança em refletir e raciocinar processos que envolvem números e conceitos matemáticos. O mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana, Marlon C. Trevisan, desenvolveu uma cartilha gratuita sobre o tema ao lado da orientadora Greice Scremin. “Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem: Um olhar para o ensino de números naturais e das operações fundamentais da matemática” está disponível online.

“O material proporciona um maior conhecimento sobre o tema, trazendo as principais características dos alunos discalcúlicos. Os professores devem ficar atentos para notificar a equipe diretiva e os familiares, caso observem esses sinais, a fim de buscar um diagnóstico. Além disso, o texto traz orientações e sugestões de metodologias para se trabalhar com esse público”, explica Trevisan.

Segundo o educador, o objetivo do projeto é contribuir com docentes de matemática para que eles possam atender com qualidade o estudante que apresenta dificuldades de aprendizagem. “A importância da cartilha se dá pelo significativo número de alunos com diagnósticos de discalculia, entre outras dificuldades de aprendizagem, e o desconhecimento e despreparo de alguns professores para mediar essa compreensão dos conceitos matemáticos”, complementa.

Veja mais:
6 links sobre deficiência intelectual e aprendizado

Crédito da imagem: reprodução cartilha “Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 livros para conhecer metodologias da educação matemática

Obras clássicas e contemporâneos discutem estratégias e abordagens pedagógicas

há 4 meses
Notícias

10 conteúdos para ensinar educação financeira

Materiais ajudam o aluno a associar o tema a questões matemáticas e ambientais

há 5 meses
Notícias

7 livros para entender a etnomatemática

Campo do conhecimento considera características culturais, sociais e históricas dos alunos para criar estratégias pedagógicas

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.