A discalculia é uma forma de transtorno de aprendizagem na qual ocorre uma incapacidade da criança em refletir e raciocinar processos que envolvem números e conceitos matemáticos. O mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana, Marlon C. Trevisan, desenvolveu uma cartilha gratuita sobre o tema ao lado da orientadora Greice Scremin. “Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem: Um olhar para o ensino de números naturais e das operações fundamentais da matemática” está disponível online.
“O material proporciona um maior conhecimento sobre o tema, trazendo as principais características dos alunos discalcúlicos. Os professores devem ficar atentos para notificar a equipe diretiva e os familiares, caso observem esses sinais, a fim de buscar um diagnóstico. Além disso, o texto traz orientações e sugestões de metodologias para se trabalhar com esse público”, explica Trevisan.
Segundo o educador, o objetivo do projeto é contribuir com docentes de matemática para que eles possam atender com qualidade o estudante que apresenta dificuldades de aprendizagem. “A importância da cartilha se dá pelo significativo número de alunos com diagnósticos de discalculia, entre outras dificuldades de aprendizagem, e o desconhecimento e despreparo de alguns professores para mediar essa compreensão dos conceitos matemáticos”, complementa.
Veja mais:
6 links sobre deficiência intelectual e aprendizado
Crédito da imagem: reprodução cartilha “Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem”