Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), de 2017, 17,5% dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 anos eram vítimas de bullying. O conceito abarca todas as agressões – verbais, físicas ou psicológicas – realizadas repetidamente e de forma sistemática contra uma pessoa ou grupo. Consequentemente, esse comportamento provoca angústia e sofrimento.

Além de estar intimamente relacionado com outras questões, como a educação para direitos humanos e para a diversidade, lidar com o bullying exige um olhar para todos os atores do processo: agressores, vítimas e alunos que fazem o papel de espectadores. A seguir, confira oito links com propostas de intervenções ou que sugerem temas que podem ajudar o professor a construir estratégias contra o problema em sala de aula.

Videoaula – “Bullying: Compreendendo o fenômeno”
Elaborada pela Rede do Saber e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo (Efap) Paulo Renato Costa Souza, a iniciativa traz uma entrevista com a líder do Grupo de Estudos em Educação Moral (Gepem), Luciene Tognetta. A especialista pontua as características desse tipo de comportamento agressivo, suas implicações no ambiente escolar e consequências, não apenas para o estudante que é alvo, mas também para os espectadores e autores.

Reportagem – Lidar com aluno que pratica o bullying exige mais do que uma única intervenção
Professores da rede pública relatam como lidaram com situação de bullying envolvendo discriminação por orientação sexual e gênero, e técnicas do Teatro do Oprimido para sensibilizar agressores e alunos violentos. Além disso, pesquisadores discutem a importância de ações sequenciais que pautem a empatia e o respeito.

Acervo – Bullying: 11 livros sobre essa prática do ponto de vista dos jovens
Indicações de obras que abordam a temática pelo viés dos alunos. Em foco, situações em que os jovens praticam o bullying, são vítimas ou expectadores desse comportamento.

Vídeo – Bullying: como combater essa prática na escola
O material apresenta um projeto de uma escola em São Paulo que conseguiu ótimos resultados. Agressor e vítima compartilham suas experiências, enquanto o professor de sociologia responsável pela iniciativa, Cassio Ferreira, afirma: “é essencial que a equipe gestora das escolas trabalhe buscando medidas efetivas contra essa prática”.

Vídeo – Diálogos Gigantes: “Bullying: a escola como ambiente para discutir o tema e mediar”
A líder do Gepem, Luciene Tognetta, e o professor doutor em psicologia escolar e do desenvolvimento humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) José Leon Crochik, participaram de um debate sobre o tema com mediação do jornalista Leonardo Valle. O debate respondeu dúvidas sobre a necessidade de psicólogos na escola, de punir alunos agressores, o processo de formação do aluno e como agir em caso de violência dura, como agressões, abuso sexual, entre outros.

Matéria – Filme Ferrugem ajuda a abordar consequências do cyberbulling em adolescentes
O diretor do longa-metragem, Aly Muritiba, apresenta os elementos educativos sobre cyberbullying que podem ser discutidos na escola. “O filme fala sobre negligência institucional, parental e como o isolamento no caso da prática pode ser prejudicial”, diz.

Monografia – Bullying nas escolas: uma proposta de intervenção.
Para a conclusão do curso de especialização em psicologia escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a educadora Sheila Lucas Só apresentou dinâmicas voltadas para alunos do 7° e do 8° ano do ensino fundamental sobre o bullying, bem como orientação para pais.

Artigo – Diversidade sexual e bullying na escola: desafios e possibilidades
Muitas vezes, violências como o racismo, a homofobia e a transfobia aparecem na escola na forma do bullying. Em artigo, o especialista em educação para direitos humanos, Hebber Kennady Martins dos Santos, e o geógrafo e especialista em política e gestão pública, Josué Barreto da Silva Júnior, discutem a importância da desconstrução de preconceitos existentes na escola pelo educador.

Crédito da imagem: Wavebreakmedia – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Games gratuitos exercitam argumentação e escrita dos alunos

Jogos de tabuleiro e para celular propõem debates sobre temas cotidianos, como fake news

há 4 anos
Notícias

Estudo aponta que 28,7% dos adolescentes sofreram bullying em escolas de São Paulo em 2019

Pesquisa entrevistou alunos do 9º ano do ensino fundamental de 119 instituições de ensino

há 4 anos
Notícias

Relatório da Unesco aborda situação mundial do bullying e da violência escolar

Documento visa colaborar com ações de planejamento e programas de prevenção aos dois problemas

há 5 anos
Notícias

Videoaula gratuita para professores explica consequências do bullying em ambiente escolar

Entrevista com pesquisadora Luciene Tognetta também aborda lei nacional de combate ao problema

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.