Já pensou em montar um clube para ensinar programação de computadores para crianças, com materiais de ensino e apoio de voluntários totalmente sem custo? Foi pensando nisso que surgiu o CodeClubWorld, em 2012, na Inglaterra. Trata-se de uma rede mundial de atividades extracurriculares gratuitas, completamente gerenciada por voluntários, com o objetivo de ensinar programação de computadores para crianças.

Em 2013, a iniciativa foi trazida ao Brasil pelo pesquisador na área de simulação física Everton Hermann, visando mostrar que também é possível fazer aqui no país de forma colaborativa e sem custo. O coordendaor do projeto Felipe Fernandes falou com o NET Educação e contou como é o trabalho do Code Club Brasil, de como é possível montar um Clube de progamação em escolas, projetos e comunidades, fomentando a criatividade dos pequenos.

NET Educação – Como surgiu a ideia de trazer o formato do Code Club para o Brasil?
Felipe Fernandes – Quem teve a ideia foi o Everton Hermann. Como ele mora na frança, conheceu o Code Club World por lá e começou a implementar um clube, via Skype, no interior do Rio Grande do Sul. A minha participação surgiu quando eu fazia uma pesquisa sobre metodologias diferenciadas para ensino de programação e encontrei o Code Club Brasil. Foi então que  comecei a trabalhar com o Everton, ajudando nas traduções dos materiais e na fomentação da iniciativa.

NET Educação – Como é a atuação do CodeClub Brasil?
Felipe Fernades – Trabalhamos tudo com voluntariado: os que dão suporte nas traduções dos materiais; os multiplicadores, que dão as aulas; e os que atuam no fortalecimento do projeto. Além disso, disponibilizamos todo o conteúdo no site e damos o passo a passo para montar um clube de programação. Para isso, criamos grupos no Facebook para acompanharmos a realização do projeto pelo Brasil.

Os materiais de ensino são divididos por módulos e constantemente criamos novos cursos e conteúdos, pensando em casa série, visando um aprendizado criativo que explore a imaginação.  Os cursos um e dois utilizam a ferramenta Scratch para ensinar as bases de programação de computadores. O curso três introduz o desenvolvimento web usando HTML e CSS. No curso 4 nós ensinaremos Python e assim por diante.

NET Educação – Por que acreditam ser importante ensinar programação para crianças?
Felipe Fernades – Estamos plantando uma semente para que, no futuro, eles tenham uma relação diferente nos lugares em que vivem. Estamos vivendo em um mundo cada vez mais tecnológico e consumista e a programação entra para trazer novas visões para as crianças. Primeiro, mostramos que estamos consumindo diferente, eles passam a entender que além de consumir aquele jogo eles também pode fazer o próprio jogo, da maneira deles. Segundo, eles podem buscar soluções para melhorar a vida deles e da família deles.

A ideia é que eles não precisem comprar nada, mas aprendam a transformar o que eles tem em casa. Inclusive, quando cheguei ao Complexo do Alemão fui surpreendido: a grande maioria dos moradores tem computador e notebook. Por isso acredito que a programação pode se tornar o modificador das crianças na sociedade — elas passam a enxergar as coisas que elas utilizam de forma diferente.

Nosso objetivo não é criar minianalistas de sistemas, focados na área de TI. Mas pessoas capazes de criar soluções para qualquer área.


Alunos do Complexo do Alemão

NET Educação – E como foi chegar com as aulas de programação no Alemão?
Felipe Fernades – Cheguei em setembro do ano passado (2013) e foi surpreendente! Tenho 20 alunos, de 7 a 9 anos, de uma escola municipal do RJ. Eles ainda não tem noção da programação em si, para eles é uma aula para fazer. Tem uma aluna, de 7 anos, que não sai da sala enquanto não terminar o jogo que ela está criando, estão muito engajados.

Em outubro finalizamos a primeira parte do módulo 1 (Aprendendo Scratch), e, além dos diplomas, conseguimos um quadro interativo para ‘coroar’ nossa conquista, foi bem divertido.

 

https://youtu.be/UFWrZmBuV84

 

Atualmente, são 1870 clubes espalhados pelo mundo. Veja como criar um:

Leia Mais
Saiba mais sobre CodeClub no Complexo do Alemão
Veja como criar um Clube de Programação
Seja um voluntário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Curso online gratuito ensina professores e alunos a programarem com Arduíno

Ferramenta que automatiza objetos pode ser utilizada no ensino de física e matemática

há 5 anos
Notícias

Programação para crianças: lógica, criatividade e trabalho em equipe

Vencedor do Edu4.me, projeto Konfide Geeks estimula ensino de conteúdos interdisciplinares com jogos e desafios

há 9 anos
Notícias

Infográfico orienta sobre ensino de ciências e matemática aliando diferentes métodos e tecnologias

Iniciativa apresenta fundamentos do STEM e conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular

há 4 anos
Notícias

7 links para usar a tecnologia no ensino de artes

Aplicativos, redes sociais e recursos online deixam a aula de educação artística mais dinâmica

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.