A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou a publicação “Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial”. O objetivo do documento é fornecer dados recentes sobre a natureza, a abrangência e o impacto dos dois problemas, assim como iniciativas de enfretamento. O relatório lembra que ambas as atitudes violam o direito fundamental à educação. Além disso, ambientes de aprendizagem não seguros reduzem a qualidade do ensino para todos os estudantes.

“Nenhum país será capaz de atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os estudantes estiverem expostos à violência na escola. Ela e o bullying também podem afetar seriamente a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes, com consequências negativas que persistem até a idade adulta”, explica o ex-diretor-geral adjunto para educação da Unesco (2009-2017), Qian Tang, no prefácio da publicação.

O relatório foi elaborado pela Unesco e pelo Instituto de Prevenção à Violência Escolar da Universidade de Mulheres Ewha, para o Simpósio Internacional sobre Violência Escolar e Bullying: Das Evidências à Ação, realizado de 17 a 19 de janeiro de 2017, em Seul (República da Coreia).

“O simpósio faz parte de uma série de encontros internacionais organizados pela Unesco, tendo como finalidade encorajar educadores, formuladores de políticas, profissionais e praticantes nas áreas da educação, saúde e outros setores a fundamentarem suas ações em evidências. O relatório visa, portanto, apresentar às partes interessadas do setor um marco de ação para o planejamento e a implementação de programas efetivos de prevenção e combate à violência escolar e bullying, no contexto mais amplo de esforços direcionados ao combate à violência contra crianças” acrescenta Tang.

Veja mais:
Confira 8 links que ajudam o professor a abordar o bullying em sala de aula
Videoaula gratuita para professores explica consequências do bullying em ambiente escolar

Crédito da imagem: Tomwang112 – iStock

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Confira 8 links que ajudam o professor a abordar o bullying em sala de aula

Propostas de intervenção e sugestões de temas favorecem o diálogo com os alunos

há 4 meses
Notícias

Videoaula gratuita para professores explica consequências do bullying em ambiente escolar

Entrevista com pesquisadora Luciene Tognetta também aborda lei nacional de combate ao problema

há 5 meses
Notícias

Levantamento traz dados sobre bullying e segurança escolar no Paraná

Relatório servirá de ferramenta para auxiliar no combate a toda forma de violência

há 1 ano
Notícias

7 livros para abordar a adoção em sala de aula e evitar o bullying

Obras infanto-juvenis possibilitam discutir tema de forma lúdica e informativa

há 1 ano

Receba NossasNovidades