Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
“Tem imaginação, tem inspiração, tem amizade,
aqui tem até uma sala com um monte de planetas.”
(Karollany Gabriela, de 11 anos)
Karollany posa ao lado de seu desenho (crédito: Marcelo Abud)
Brinco, logo imagino. Essa é uma ideia que pode ajudar a entender a proposta do Museu da Imaginação, localizado no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo. Enquanto se diverte, a criança aprende sobre a natureza, locomoção e também a conviver e trocar experiências com outros grupos. Para a cofundadora, Andrea Lopes, um dos aspectos que diferencia o espaço de outros museus destinados a crianças que existem em vários países é a associação dessa diversão com a arte. “A arte impacta a criança e foi por isso que a gente juntou a arte com a diversão. Brincar é divertido, é lúdico e dá para a gente absorver conhecimento brincando”, afirma.
O contato com a arte se dá literalmente, já que as crianças podem tocar, brincar e são estimuladas a desenvolver obras próprias. A coordenadora do setor Educativo do museu, Fernanda Guedes, afirma que um espaço de lazer com viés cultural aumenta a autoconfiança do visitante e permite a construção de um senso que é, ao mesmo tempo, crítico e transformador. “ Acredito que tanto a arte como o brincar proporcionam isso”, completa Fernanda.
No áudio, você acompanha uma visita social, quando o museu – que é particular e cobra ingresso – abre suas portas sem custo para instituições e escolas públicas. Esse convívio de diferentes grupos nos espaços do museu gera o contato com a diversidade e, de acordo com Fernanda, faz com que as crianças percebam valores como a cooperação e a empatia.
“Às vezes, você está brincando e você não conhece a pessoa, mas a brincadeira, o desafio vai te levando a aproximar as relações. A gente trabalha aqui muito o afetivo e a compaixão também”. No dia em que estivemos no local, crianças atendidas pela SASF (Serviço de Assistência Social à Família)Jaçanã e portadores de deficiência mental do Instituto Indianópolis compartilharam os dois mil metros quadrados, divididos em três ambientes totalmente dedicados ao livre brincar, que oferecem diversas experiências sensoriais.
Escolas públicas que tenham interesse em visitar o museu devem entrar em contato com Kely Umbelino, pelo (11) 2645-7590 ou pelo e-mail: kely@museudaimaginacao.com.br.
O museu conta com monitores que estimulam o processo criativo e imaginativo das crianças, valorizando a liberdade de escolha e a expressão delas. Há ainda conteúdos em Libras, audiodescrição e Braille, que permitem o acesso de todos.
Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: Imagine (Hugh Martin / John Lennon / Paul McCartney / Ralph Blane), com John Lennon, e Ora Bolas (Paulo Tatit), com Palavra Cantada.
Links:
– Visite o site do Museu da Imaginação.
– Ouça entrevista com Marilena Flores Martins, fundadora da IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar – e consultora pedagógica do Museu da Imaginação.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.