“A pedagogia exige que você enxergue cada criança
nas suas especificidades, mas que tenha um projeto
também de como fazer com que isso seja prazeroso,
traga criatividade e um convívio social alegre.”
(Madalena Guasco Peixoto – diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP)

A professora Madalena acredita que, em Pedagogia, “o olhar tem de ser afetivo, porque a criança está em uma fase que vai ser determinante para o futuro dela.” (Foto: Claudio Junqueira)

 

A educação infantil passa a ser valorizada como uma etapa educacional apenas em 1996, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. É essa LDB que estabelece um conjunto de políticas públicas para que seja alcançado o desenvolvimento integral da criança nos primeiros anos da escola. Desse momento em diante, a formação em pedagogia passa a ser um requisito na primeira etapa da educação básica.

Nesta edição do podcast do Instituto NET Claro Embratel, você acompanha uma entrevista com a diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP, Professora Madalena Guasco Peixoto, sobre a importância do estudo da Pedagogia para despertar um vínculo afetivo entre o aluno e a escola. “Se ele não tiver um bom contato com a escola e um bom contato com o conhecimento neste período escolar, isso pode trazer consequências muito graves. Então, para nós, é de muita responsabilidade formar o pedagogo com condição de fazer um bom trabalho”, afirma.

A Pedagogia envolve um sólido conhecimento teórico-prático para atuação na Educação Infantil e Fundamental e também em empresas, ONGs e Hospitais. Segundo Madalena, “o pedagogo precisa ter uma concepção de aluno, de escola, de conhecimento, e isso também envolve conhecimento teórico-filosófico da educação”.

No áudio, Madalena aponta: as principais atribuições de quem se forma em Pedagogia, as características que indicam que a pessoa tem vocação para essa área e o que a escola ganha ao contar com profissionais de Pedagogia em cargos de coordenação ou direção.

Pensar a educação e adequar o método a cada fase da aprendizagem, pesquisar e propor caminhos que levem em conta o contexto social e histórico da região em que a escola está são apenas alguns dos exemplos em que a formação em Pedagogia faz a diferença.

Link:
– Alunos do Ensino Médio podem acompanhar uma aula na Faculdade de Educação da PUC, por meio do programa “Você na Puc”.

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Um bom professor, um bom começo” (campanha do Todos pela Educação), “O caderno” (Toquinho), com Chico Buarque, “15 de outubro” (Sandra Peres, Paulo Tatit, Luiz Tatit, com Palavra Cantada.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Podcasts

Velhice deveria ser melhor trabalhada em escolas, afirma gerontólogo

Conteúdos para estimular respeito e para valorizar idosos estão previstos no Estatuto do Idoso
há 3 semanas
Podcasts

Intertextualidade do livro “A teus pés”, de Ana Cristina Cesar, é destacada por professor

Coloquialismo e contemporaneidade também caracterizam obra da lista da Unicamp
há 4 semanas
Podcasts

Livro “Coração, Cabeça e Estômago” satiriza hipocrisia de sociedade patriarcal e burguesa

Obra romântica com influência realista de Camilo Castelo Branco está no vestibular da Unicamp
há 2 meses

Receba NossasNovidades