Vera Lúcia é formada em ciências sociais e foi operária da indústria de calçados. Candidata pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), ela respondeu às perguntas via assessoria de imprensa.

O Instituto Claro realizou entrevistas com todos os presidenciáveis das eleições 2018, ou representantes indicados, para saber quais são suas propostas para a área da educação, e ainda a opinião dos candidatos ao pleito eleitoral sobre questões específicas relacionadas ao ensino que estão em debate. Acompanhe:

Principais propostas

– Ampliar a educação pública, gratuita e de qualidade, pois educação não deve ser mercadoria para o lucro de poucos, mas um direito básico de todos;
– No nível universitário, acabar com o vestibular que se comporta como um “filtro social” por manter a elitização da instituição pública. Também, estatizar as universidades privadas e garantir livre acesso a um ensino superior público, gratuito e de qualidade;
– Ampliar as cotas para o povo negro e pobre, enquanto não houver acesso para todos;
– Sobre a administração, garantir que os trabalhadores, professores e estudantes organizem democraticamente suas escolas, para garantir uma educação democrática, plural e voltada para os trabalhadores. Assim, é importante organizar conselhos populares dentro e fora da instituição de ensino para sua administração;
– Não realizar nenhum tipo de privatização. Nem vouchers, que também são uma forma de privatização, por entender que se trata de um tipo de transferência de recursos públicos para “empresários da educação”. A alteração da desigualdade educacional ocorrerá com o fim ensino privado.

Qual é a opinião de Vera Lúcia sobre:

– Plano Nacional de Educação (PNE)
“Não apoiamos o Plano Nacional de Educação, que segue a lógica elitista e privatista. Defendemos a ampliação drástica dos recursos para a área e a estatização do ensino privado em todos os níveis.”

– Reforma do ensino médio
“Defendemos a imediata revogação.”

– Lei do Teto dos Gastos Públicos (Emenda Constitucional 95/2016)
“Defendemos sua imediata revogação. É preciso, no mínimo, destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública já. Hoje, se investe por volta de 5%. Para isso, é preciso atacar os interesses dos bancos que sugam os recursos da educação por meio da ilegítima dívida pública, que consome mais de 40% do orçamento da União. Alguns candidatos afirmam que o problema não é verba, porque alguns países desenvolvidos investem o mesmo, mas isso não é verdade. Primeiro que, pelo nível do nosso atraso, é preciso um orçamento maior. Segundo que, proporcionalmente, por aluno, o Brasil investe pouco comparado a esses mesmos países: cerca de US$ 3,8 mil por estudante no primeiro ciclo de ensino, que é menos da metade do que gastam, em média, os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Defendemos que o salário mínimo seja o mesmo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que é por volta de R$ 3,8 mil reais, e o salário dos professores deve acompanhar esse crescimento. Há dinheiro para isso? Claro. É só enfrentar os interesses dos grandes banqueiros e megaempresários que sugam as riquezas do país que essa verba logo aparece.”

– Escola Sem Partido
“Sou completamente contra o Escola Sem Partido por considerar que esse projeto é um ataque ao direito democrático dos professores de ensinarem e dos estudantes de aprenderem. O nome do projeto está errado. Na verdade, dizem que é sem partido, mas querem instituir a escola do pensamento/partido único que é de interesse dos ricos e poderosos. Querem uma instituição de ensino que não seja crítica a esta sociedade doente e injusta que vivemos. Não é verdade que há doutrinação de esquerda nas escolas. Se há, é das ideias e interesses da elite brasileira que controla a produção de conhecimento, assim como a educação hoje.”

– Debate sobre orientação sexual e gênero na BNCC
“Defendemos um amplo debate sobre gênero e orientação sexual e, mais que isso, de combate à LGBTfobia nas escolas.”

Leia o plano de governo da candidata Vera Lúcia na íntegra

Veja as propostas para a educação de todos os candidatos à presidência nas eleições 2018 aqui

Crédito da imagem: Romerito Pontes

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.