O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no Brasil. De acordo com levantamento feito pelo Todos pela Educação com base em estudos técnicos da Câmara dos Deputados, em cerca de 40% dos municípios brasileiros os recursos do fundo representam 70% do orçamento da educação.

Com o final da vigência do Fundeb, em 2020, abre-se uma lacuna que pode impactar a manutenção das escolas públicas e, consequentemente, ter efeitos em termos de acesso e de qualidade desse ensino.

Para o professor de políticas públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) Salomão Ximenes, a descontinuidade do Fundeb representaria a paralisação da educação brasileira. Contudo, considera que a sua simples prorrogação, sem alterar os valores de repasse da União, também é preocupante.

Na entrevista, o docente explica o funcionamento do Fundeb, aponta as principais limitações do modelo atual e fala sobre a importância de assegurar e aperfeiçoar o fundo, para garantir o investimento na educação do país.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.