Tomar notas durante as aulas é uma ação que os estudantes precisam utilizar durante toda a vida, principalmente a partir dos anos finais do ensino fundamental I. No entanto, a assimilação dos elementos essenciais para a realização de registros não é um processo automático. Ele precisa ser ensinado.

“É o professor quem vai direcionar o que ele quer que chegue ao aluno”, diz a formadora do núcleo pedagógico do Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, Regina Pinheiro. Isso pode ser feito, segundo a pedagoga, por meio da elaboração de um roteiro de perguntas ou a construção de um esquema com palavras-chave que possam orientar a turma a observar pontos essenciais de um texto ou uma apresentação oral. A partir daí, à medida que os estudantes vão ganhando autonomia, é possível abrir espaço para que eles realizem a tarefa mais livremente.

Na entrevista, a educadora fala sobre como ensinar o que deve ser anotado, como orientar a tomada de notas em diferentes etapas de ensino e como avaliar se as estratégias adotadas foram bem sucedidas.

Crédito da imagem de topo: MIND_AND_I – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.