Conteúdos

A História da Cidade e a História Pessoal

Objetivos

Discutir a história da sua cidade a partir da história das pessoas que nela vivem. Pesquisar a ascendência através da história familiar. Observar e entender as mudanças e permanências sofridas pela cidade ao longo do tempo. Construir um portfólio como produto final da aprendizagem.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

1ª Etapa: Pesquisando o vocabulário

Inicie a aula com a pesquisa sobre o sentido das seguintes palavras em dicionário:



• Imigração

• Migração

• Emigração

• Ascendência

• Descendência



Dê oportunidade de socialização e elaboração de registro das descobertas, valorizando o conhecimento prévio de cada um.

 

2ª Etapa: Pesquisando sobre ascendência

Construa com os alunos um roteiro de pesquisa sobre a ascendência de cada um. Insira as famílias neste trabalho valorizando a troca entre pais, avós, tios e outras pessoas mais velhas.



Também motive-os a observar álbuns de família, documentos antigos, como certidões de nascimento, casamento, passaporte e outros objetos que agreguem memória histórica.  Os alunos poderão escolher documentos para xerocar (fotos, por exemplo) e a professora deverá arquivá-los para compor um portfólio.



Sugestão de como fazer a pesquisa sobre a ascendência:



• Elabore junto aos alunos perguntas para a família responder, como por exemplo:

• Onde nasceram meus bisavós maternos e paternos?

• Porque mudaram-se de país, ou de estado (se for o caso).

• Diga a eles para procurar junto com os familiares, documentos como certidões de nascimento e fotos para ajudar na contextualização.

• Que língua falavam meus ancestrais? Como se vestiam? Qual a religião que tinham? O que gostavam de comer?

• Como adaptaram-se ao novo lugar?



Entregue para cada aluno um mapa do mundo político xerocado (link 4), para que localizem os países de origem de seus ascendentes. Caso os ascendentes pesquisados sejam brasileiros, entregue aos alunos  o mapa político do Continente Americano. Abra uma discussão sobre o caminho percorrido pelos antepassados até a cidade onde moram. Os alunos deverão pintar os locais de origem (arquivar para portfólio).

 

3ª Etapa: Linha do tempo

Esta etapa tem a função de ajudar os alunos a localizarem-se no tempo.



Entregue a cada aluno uma folha com a linha do tempo pronta para ser preenchida, veja a sugestão no final do plano.



• Os quadros de cima, com o título “Linha do tempo da minha vida” deverão ser preenchidos com a data, no retângulo pequeno e no quadrado maior o acontecimento daquela data. O aluno escolherá os momentos importantes que colocará na sua linha do tempo. Pode ser seu nascimento, um de seus aniversários, um acontecimento triste…



• Os quadros debaixo, com o título “Linha do tempo paralelo a minha vida”, deverão conter fatos pesquisados pelo aluno na internet, acontecidos nos mesmos anos daqueles que ele selecionou para linha do tempo de sua vida.



O aluno perceberá que os acontecimentos são múltiplos e que muita coisa acontece ao mesmo tempo.



Compartilhe as linhas do tempo e arquive-as para compor o portfólio.

 

4ª Etapa: Entrevista

Elabore, coletivamente com os alunos, questões para compor uma entrevista que cada aluno fará com uma pessoa mais velha, imigrante (da família ou não). Seguem sugestões de perguntas:



• Nome do entrevistado, idade.

• Nome do entrevistador.

• Local onde nasceu.

• Motivo da mudança de país.

• Qual a impressão que teve do Brasil?

• Bairro onde foi morar. Por quê?

• Diferenças entre o país de origem e o Brasil.

• O que aprendeu no Brasil?

• Quais as dificuldades vividas aqui?

• Você se sente brasileiro? Por quê?



Crie oportunidade para compartilharem as entrevistas.

Relacione as respostas com a Cidade onde vivem.

Cada aluno deverá transformar as respostas da entrevista em um texto narrativo (arquivar para o portfólio).



 

5ª Etapa: Finalização

Organize com o grupo de alunos um portfólio com as produções escritas, imagens pesquisadas, fotos, entrevistas e descobertas.



Este material deverá conter o caminho trilhado pelos alunos durante as aulas para que a aprendizagem acontecesse de forma significativa. Apresente os portfólios à comunidade escolar.

Materiais Relacionados

• Para saber mais sobre a confecção de um portfólio, acesse aqui e aqui.

• Para obter informações sobre imigração no Brasil, acesse.

• Para observar imagens que retratam a imigração (século XVIII e XIX), acesse:
Site 1
Site 2
Site 3

• Prepare previamente cópias dos mapas para distribuir aos alunos na etapa 2. Acesse aqui e aqui:

• Para conhecer mais sobre a história da cidade de São Paulo, acesse.

• Para observar acervo iconográfico da cidade de São Paulo em tempos diferentes, acesse.

• Para pesquisar sobre a história dos principais bairros de São Paulo, acesse:

Site 1
Site 2
Site 3
Site 4

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: A História da Cidade e a História Pessoal. Profa. Edileine Lima Souza.

 

Arquivos anexados

  1. A História da Cidade e a História Pessoal

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Canudos: Primeira República – os conflitos

Entenda a origem dessa guerra e também sobre o Coronelismo no Nordeste do Brasil

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Realidade indígena no Brasil

Plano de aula aborda parte da história dos povos nativos do país

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Fluxos migratórios: Movimentos populacionais

Entenda quais são os motivos e as questões geográficas envolvidas nas migrações

Avatar Autor: Professora Júlia Bittencourt

Alfabetizando com a biografia do Ziraldo

Saiba como utilizar a história do autor para ensinar a escrever e ler

Avatar Autor: Professora Iracema Mendes Santos Alves

Receba NossasNovidades