Conteúdos

Doenças infecciosas;
Agentes causadores;
Doenças declinantes;
Doenças persistentes,
Doenças emergentes e reemergentes;
Meio ambiente.

Objetivos

Compreender a relação entre alterações ambientais e aumento no número de casos de algumas doenças infecciosas.
Reconhecer que as doenças infecciosas podem ser causadas por diferentes tipos de agentes.
Organizar o aprendizado na forma de uma campanha que alerte a comunidade sobre o problema discutido no plano de aula.

1ª Etapa: Obtendo informações

Providencie cópias e solicite como lição de casa a leitura de partes dos textos, do tópico “Para saber mais”, a saber: item 1 (pp.138 a 142 – “Doenças infecciosas e emergentes”) e item 2 (pp.15 e 16 – “Doenças transmissíveis emergentes e reemergentes”). Peça aos alunos que registrem as seguintes informações após a leitura dos textos: doenças consideradas emergentes e reemergentes; agentes causadores destas doenças; principais alterações ambientais associadas ao aumento dos casos destas doenças.

2ª Etapa: Socializando informações

Reproduza (ou projete) a tabela a seguir na lousa e preencha juntamente com os alunos a partir das informações obtidas por eles na etapa 2 deste plano de aula.



 






Nome da Doença Agente Causador Alterações ambientais associadas ao aumento de casos
     
     

 

3ª Etapa: Exercitando a cidadania

Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos e solicite a preparação de uma campanha, na forma de pôsteres, que tenha como objetivo alertar a comunidade escolar sobre o problema estudado durante as aulas deste plano, ou seja, a relação que existe entre o aumento dos casos de algumas doenças infecciosas e as alterações ambientais associadas.



Oriente os alunos que um pôster é um documento em formato grande (quase sempre superior a A2) que é afixado verticalmente numa parede ou num placar. A informação que contém pode assim ser consultada por várias pessoas simultaneamente. Um cartaz deve ser um documento de elevada qualidade gráfica dado que pretende apresentar informação ao público; deve ser muito atraente do ponto de vista visual.

4ª Etapa: Sensibilização

Prepare uma aula expositiva dialogada utilizando informações dos itens 1, 2 e 3 do tópico “Para saber mais”. É importante iniciar uma discussão com os alunos sobre os seguintes conteúdos: conceito de doenças infecciosas e principais agentes causadores; significado dos termos declinantes, persistentes, emergentes e reemergentes quando relacionados a doenças; principais alterações ambientais nas últimas décadas. O professor deverá permitir que os alunos expressem seu conhecimento prévio sobre o tema.

Materiais Relacionados

1) Uma visão geral sobre a Situação Epidemiológica das Doenças Transmissíveis pode ser encontrado na publicação do Ministério da Saúde “Doenças Infecciosas e Parasitárias – Guia de Bolso – 8ª edição”. Neste texto, o professor encontrará uma ótima definição de doenças transmissíveis com tendência declinante, de quadro persistente e as emergentes ou reemergentes. O foco deste plano de aula são as doenças emergente ou reemergentes.

2) O texto “Saúde e ambiente: As doenças emergentes no Brasil” traz uma excelente reflexão sobre a influência entre as alterações ambientais antrópicas e algumas doenças. Este texto é um artigo científico. É importante alertar e explicar sobre as citações no corpo do texto, uma característica desse tipo de publicação.

3) A publicação “Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil” elaborada pela Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS em parceria com o Ministério da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde) e a Fundação Oswaldo Cruz enfoca uma orientação frente ao grande desafio que significa as mudanças climáticas para o setor saúde e para países que pretendam proteger a saúde dos seus efeitos negativos.

4) Converse com o professor de Artes e com o orientador da sala de informática quanto à possibilidade de cooperarem na produção do pôster: construção de projeto gráfico,  utilização de cores e letras, tratamento de imagens, uso de programas gráficos

Arquivos anexados

  1. Alterações Ambientais e Doenças Infecciosas: Alguma Relação?

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.