Conteúdos

Aspectos físico-químicos da água

Objetivos

• Estudar os aspectos físico-químicos da água;
• Compreender quais são os padrões de potabilidade da água;
• Analisar rótulos de água mineral associando a composição dessas águas com os locais de sua origem.

Antes de dar início às Etapas, acesse a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Início de conversa

É importante que os estudantes compreendam as características da água e entendam como ocorre seu ciclo na natureza para desenvolver uma consciência ambiental sobre a importância de se preservar os recursos hídricos, utilizando a água com mais responsabilidade. Além disso, é importante que saibam ler os rótulos para se tornarem consumidores mais conscientes.

 

2ª Etapa: Problematização

Inicie esta etapa questionando os alunos sobre “o que significa a água ser potável?”. Provavelmente virão respostas como tem que ser limpa, própria para o consumo; Não ter “sujeira”…

Questione-os, levante ideias e anote na lousa as contribuições. Após este primeiro levantamento de ideias, e dependendo do que obtiver como resposta, faça perguntas como:

• “Quais características a água deve ter para o consumo humano?

• Ela deve ser limpa. Mas limpa de quê?

Após essa discussão, peça para que eles escrevam no caderno como deve ser a água para consumo humano. Ressalte que devem registrar tudo que ela deve e o que não deve conter. Estas respostas servirão para comparação ao final das etapas.

Por fim peça que pesquisem e escrevam no caderno sobre quais são os padrões de potabilidade da água no Brasil. Sugira que procurem no site da ANVISA. Esta atividade pode ser feita em casa ou na sala de informática.

3ª Etapa: Propriedades da água

Nesta etapa faça uma exposição dialogada sobre as propriedades da água. Além das propriedades, aborde os padrões de potabilidade e a composição da água mineral explicando conceitos como íons, pH, solução, unidades de medida, composição. Durante a exposição interaja com os alunos.

Ao final da etapa solicite para que os alunos tragam para a aula seguinte garrafas ou copos de água mineral com os rótulos (mínimo de cinco marcas).

4ª Etapa: Interpretação de rótulos – comparação da composição da água mineral de diversas marcas

Comece propondo que façam um levantamento da composição das águas minerais, para comparar com os padrões de potabilidade. Para isto divida-os em grupos e peça para que construam uma tabela com a composição de cada marca de água a fim de melhor compará-las.

Modelo de tabela, possível:

 






Componente Marca1 Marca 2 Marca 3 Marca 4 Marca 5
           
           


Em seguida peça para que comparem os dados registrados com os padrões de potabilidade pesquisados anteriormente, fazendo um relatório sobre o resultado.

OBS: caso alguma marca possua uma composição que não siga os padrões de potabilidade faça uma discussão a respeito e peça para que proponham soluções para o caso. Estas soluções podem ser: a divulgação para a comunidade escolar da comparação e do que foi obtido; o contato com a empresa pedindo uma explicação, ou até uma denuncia à ANVISA.

5ª Etapa: Relação entre composição da água mineral e sua origem

É muito provável que a composição da água mineral varie de acordo com as marcas. Leve os alunos para a sala de informática e peça que entrem nos sites das marcas selecionadas e pesquisem sobre a origem da água (local da fonte) verificando se as empresas relacionam este local à composição da água produzida, ou seja, se a composição da água está relacionada ao tipo de solo da região.

Peça que cada grupo faça um relatório que contenha a composição da água de cada marca, seu local de origem e a relação entre esta composição e o local da fonte. Além disso, peça para que registrem em suas considerações a comparação desta composição com os padrões de potabilidade. E organizem uma apresentação para a próxima aula com os dados obtidos.

OBS: Para a apresentação divida as marcas entre os grupos, ou seja, cada grupo deverá organizar a apresentação de uma ou duas marcas, apenas, dependendo do número total de marcas. Isso é necessário para evitar que as apresentações sejam repetitivas.

6ª Etapa: Apresentação dos resultados

Nesta etapa organize os grupos para apresentação. Dê dez minutos para a exposição e cinco minutos para responderem perguntas dos outros grupos.

Materiais Relacionados

• Padrão de potabilidade da água – ANVISA
http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/1469_00.htm
• Sobre água mineral
http://www.aguamineral.org.br/
http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=46
• Sobre rótulos
http://quimica.fe.usp.br/textos/educ/pdf/rotulagem.pdf
• Sobre consumo responsável de água
http://projetoagua.org.br/dicas.php
http://mundoverde.com.br/blog/tag/consumo-consciente/

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