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Cinema e Educação: Um Diálogo entre a Memória e as Novas Tecnologias.

Objetivos

Refletir, a partir de uma perspectiva histórica, sobre os impactos do advento das novas tecnologias na sociedade;
Refletir sobre a preservação do patrimônio cultural (simbólico) e material (histórico) e sua preservação diante da lógica do mercado e do capital;
Refletir sobre a obsolescência dos aparatos tecnológicos e seu impacto no comportamento, práticas de consumo e preservação do planeta;
Refletir sobre possíveis formas de expressão de uma comunidade como resistência cultural e prática da cidadania;

Antes de dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: 6ª Etapa: Escrita do roteiro (apoio do professor de língua portuguesa)

• O roteiro de uma produção audiovisual não é um texto como os que comumente são produzidos em aulas de Língua Portuguesa; o roteiro pressupõe contar uma história que será transformada em imagem e som, portanto as cenas têm que ser pensadas uma a uma, para depois serem escritos os diálogos ou a narração;

• À medida que o roteiro vai sendo escrito, as equipes responsáveis pela produção do figurino, cenário e direção de arte podem ir levantando os recursos junto à comunidade para viabilizar a produção;

 

2ª Etapa: 7ª Etapa: Ensaio dos atores/atrizes (apoio do professor de Artes)

• Uma vez pronto o roteiro, os alunos escalados para o elenco devem ensaiar o texto do roteiro para que a filmagem seja rápida;

• Enquanto isso, a equipe de produção está trabalhando na viabilização do filme;

 

3ª Etapa: 8ª Etapa: Filmagem e coleta do material bruto

• Os alunos inicialmente irão se familiarizar com os equipamentos de filmagem (o que costuma ser muito fácil para crianças e adolescentes);

• Os alunos perceberão que a filmagem é apenas uma etapa do processo;

• É preciso pensar nas escolhas de enquadramento, posicionamento dos atores, testar várias possibilidades;

4ª Etapa: 9ª Etapa: Edição

• A partir do “copião” do filme (todo o material filmado), uma etapa difícil é a escolha das cenas que comporão o filme definitivo;

• Pode ser usado o programa windows moviemaker para essa etapa;

 

5ª Etapa: 10ª Etapa: Apresentação do filme

• É muito importante que o resultado do(s) filme (s) seja compartilhado pelos alunos, professores e comunidade, sendo exibido em sessão planejada e divulgada;

• O processo do trabalho deve ser explicado a todos, para que o processo seja mais valorizado que o resultado final;

6ª Etapa: 4ª Etapa: Definição dos temas e argumentos

• Discussão sobre os critérios para a escolha da história a ser filmada: criatividade, tema relevante; viabilidade da produção; levantamento dos recursos a partir da história escolhida;

• As histórias são defendidas e escolhidas por toda a classe;

 

7ª Etapa: 5ª Etapa: Organizar a equipe

• A produção audiovisual é um trabalho fundamentalmente de equipe e o primeiro passo é, de acordo com as características pessoais dos alunos, dividir as atividades de confecção do roteiro (que pode ter o apoio do professor de Língua Portuguesa), direção de produção, direção de arte, figurinistas, cenografistas, direção de fotografia, coleta de imagens, edição, etc;

• Relatos apontam que muitas vezes aquele aluno mais indisciplinado e, por vezes, considerado “problemático”, é muito bem aproveitado na direção ou em algum posto chave na produção de um filme; esse é um momento muito propício para o professor inverter a lógica de participação dos alunos nas disciplinas mais tradicionais: os melhores alunos assumem atividades mais fáceis e, o inverso, os alunos mais agitados, a posição de liderança

8ª Etapa: 1ª Etapa: Exibição do filme

O filme pode ser exibido sem grandes pesquisas ou informações prévias, apenas com uma apresentação do ano e país de produção, assim como alguma informação sobre o diretor e ator principal;

 

9ª Etapa: 2ª Etapa: Abordagens possíveis

Ciências da Natureza: Magnetismo e Sustentabilidade

• O que fazer com o lixo criado a partir das trocas de aparelhos e mídias que se tornam “ultrapassados”? O que fazer, por exemplo, com os telefones móveis que rapidamente são trocados? O que está sendo feito com o lixo eletrônico?

• Por que as fitas VHS foram desmagnetizadas? Como acontece esse processo?

• Como se dá o desenvolvimento da ciência para: o consumo, a comunicação, a globalização e qual seu impacto no cotidiano das pessoas?

• Qual a diferença entre filmes em VHS e DVD? Discos em vinil e CDs?

• Em que as mídias digitais alteram nossa percepção de som e imagem?

Linguagens e Códigos Inglês: estudo das regiões dos EUA;

• . Podem ser pesquisadas as regiões dos EUA mais marcadas pela cultura jazzística e sua relação com a luta contra o preconceito racial;

• . É bom observar com os alunos que a cidade (Pasiac, Nova Jersey) apresentada no filme não tem o glamour e a modernidade da imagem mais comumente divulgada daquele país; Nos “extras” do DVD constam cenas da gravação e da participação da população local no filme;

Ciências Humanas: História: patrimônio histórico, conceito de verdade histórica;

• . A narrativa histórica é uma construção social e nem todos os fatos podem ser comprovados com fontes históricas; até os documentos e sua preservação são resultados de escolhas políticas ou pessoais; pode ser solicitada uma autobiografia aos alunos, com discussão sobre o que cada um omite ou valoriza sobre sua história;

• . A História do bairro e da comunidade em torno da escola é um exercício de cidadania; a pesquisa sobre a história do bairro e a história de vida dos seus moradores se constitui em uma relevante atividade para a compreensão do conceito de cidadania;

• . O que preservação do patrimônio histórico? Quais os monumentos materiais e simbólicos constituem a história de um bairro, de uma cidade, de uma nação?

Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia: transformações  tecnológicas e comportamento

• Como o desenvolvimento tecnológico altera a vida das pessoas? Podem ser solicitadas pesquisas sobre a vida sem luz elétrica, sem televisão, sem internet, sem telefone celular, entre outras possibilidades;

1ª etapa: a partir de uma discussão coletiva, professor e alunos elaboram um questionário a ser aplicado em cada família, dirigido a familiares ou conhecidos de diversas idades/gerações, sobre o cotidiano e as transformações das tecnologias;

2ª etapa: Os resultados das pesquisas são compartilhados e é traçado um gráfico ou linha do tempo relacionando as diversas fases da História com seus adventos tecnológicos e alguns aspectos do jeito de viver das pessoas;

Ciências Humanas: Sociologia e Geografia: transformações urbanas

• Pesquisar com os alunos os impactos resultantes das reformas urbanas; mudanças comportamentais a partir das transformações e inovações tecnológicas;

• Quais as alterações que o bairro onde se situa a escola sofreu? O que isso impactou na vida das pessoas? Houve melhoria da qualidade de vida dos moradores ou não? Como a população reagiu a isso?

• A forma de se pesquisar esse tema pode ser o mesmo da pesquisa do item anterior sobre os avanços tecnológicos e cotidiano ou somada à pesquisa anterior (isso vai depender da articulação dos professores das várias disciplinas de Ciências Humanas);

Linguagens e Códigos: Arte: Música, Jazz, História do Cinema

• A vida e a obra de Fats Waller é um bom caminho para a aproximação com o jazz, importante expressão cultural norte-americana e que influenciou bastante a música popular brasileira;

• Os alunos podem fazer uma pesquisa (entre eles e seus familiares) sobre os filmes citados em Rebobine, por favor e traçar uma história do cinema recente; pode ser problematizada a influência dos filmes norte-americanos em nossa cultura e ausência do cinema nacional nas salas de cinema do Brasil;

Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa: biografias

• Discussão sobre biografias romantizadas (em livros, filmes ou séries de TV); a história é exibida tal qual aconteceu na realidade? A leitura crítica da mídia pode ser pensada a partir das opções dos roteiristas, valorizando ou omitindo dados da vida do biografado;

 

10ª Etapa: 3ª Etapa: Atividade Interdisciplinar: Produção Audiovisual

• O filme Rebobine, por favor instiga à produção audiovisual. Seu recado principal é sobre a autonomia que uma comunidade deve buscar não apenas em defender seu próprio patrimônio cultural, mas também em usar os recursos audiovisuais como expressão.

• Todas as sugestões anteriores podem resultar na produção de filmes produzidos pelos próprios alunos. As pesquisas com os familiares realizadas nas disciplinas de Ciências Humanas podem trazer os temas dos filmes (histórias familiares ou do bairro).

• Ou podem, como no exemplo do filme em questão, realizar refilmagens de filmes conhecidos;

• O ideal é que seja um trabalho interdisciplinar, mas pode ser coordenado pela área de Arte, desde que o professor se sinta à vontade com essa atividade, não é fundamental que seja o professor de Arte, mas algum professor que goste de cinema e de produzir filmes;

• O (s) filme (s) deve (m) ser um curta metragem, com no máximo 10 minutos, para que ele seja viável e não provoque frustrações por não conseguir ser concluído;

• O processo é sempre mais importante que o resultado final;

• É importante buscar apoio dos gestores da escola para viabilizar uso de equipamentos e ambiente para exibição dos resultados no final do processo;

• O site www.telabr.com.br pode ser consultado pelos alunos para conhecimento de todas as etapas de uma produção audiovisual;

Materiais Relacionados

O filme: REBOBINE, POR FAVOR (BE KIND REWIND)
Roteiro e Direção: Michel Gondry, Gênero: Comédia,
Duração: 102 minutos, País e ano de produção: EUA/2008
Elenco: Jack Black (Jerry Gerber); Mos Def (Mike); Danny Glover (Elroy Fletcher), Mia Farrow (Srta. Falewicz), Melonie Diaz (Alma);
1. Conheça a biografia e a obra de Thomas Fats Waller, cuja história (romantizada ou não) permeia todo o filme nos links:
•  http://www.redhotjazz.com/fats.html
• http://www.clubedejazz.com.br/ojazz/jazzista_exibir.php?jazzista_id=19
2. O diretor Michel Gondry também dirigiu outros filmes muito criativos, como Brilho Eterno em uma Noite sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004), com roteiro de Charlie Kaufmann, que trata das lembranças como parte integrante da nossa vida e também sobre as tecnologias regendo nossos comportamentos. Saiba mais nos links:
•  http://cinema.terra.com.br/ficha-filme/0,,TIC-OI4854-MNfilmes,00+Brilho+Eterno+de+uma+Mente+sem+Lembrancas.html 
• http://omelete.uol.com.br/cinema/brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembranca/
3. Caso se decida sobre uma produção audiovisual dos alunos, o portal Tela Brasil traz ensinamentos básicos, a partir de oficinas de roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, som e trilha sonora.
• http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula : Cinema e Educação. Profa. Dra. Cláudia Mogadouro.

Arquivos anexados

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