Conteúdos

Características

Objetivos

 Identificar as características (clima, solo, relevo, fauna, flora e ocupação) de florestas tropicais (Mata Atlântica) e florestas temperadas (Decíduas da Europa).

Elaborar cartazes que demonstrem essas características.
Elaborar textos relacionados à biodiversidade comparada em cada uma dessas florestas.
 

1ª Etapa: Conhecendo as características e a composição da Mata Atlântica

Assista com seus alunos ao vídeo indicado no item 1 do tópico anterior. A duração deste vídeo é de aproximadamente 25 minutos. Dessa forma, nessa mesma aula, oriente seus alunos que preencham como lição de casa, a tabela a seguir. Oriente-os que as informações sobre a Mata Atlântica devem ser retiradas do vídeo que eles assistiram (com exceção dos exemplos de animais – que eles devem pesquisar em outras fontes) e que as informações sobre as florestas temperadas devem ser pesquisadas em fontes diversas, desde que as referências sejam citadas. 






2ª Etapa: Trocando informações em grupos

Divida os alunos em 6 grupos distribuindo, a cada um deles, um dos tópicos da tabela acima (clima, tipo de vegetação, exemplos de animais, relevo, localização geográfica, ocupação/exploração). Peça aos alunos que, no grupo, troquem as informações pesquisadas sobre cada uma das florestas, aprofundando a discussão. Solicite aos alunos de cada um dos grupos que, para a próxima aula, tragam imagens e cartolina para a confecção de cartazes que ilustrem o tópico que eles discutiram em aula.

3ª Etapa: Elaboração de cartazes nos grupos

Solicite aos alunos que, nos grupos da aula anterior, elaborem cartazes que ilustrem a pesquisa e que serão apresentados para a classe na forma de seminários. Apresente a cada um dos grupos, durante esta aula, o conceito de biodiversidade.

4ª Etapa: Sociabilizando informações

Esta etapa deve ser dedicada à apresentação de cada um dos grupos e seus respectivos tópicos de análise.  Solicite aos seus alunos que, em aproximadamente 10 minutos, explanem para seus colegas o resultado de sua pesquisa, utilizando os cartazes como recurso audiovisual.

5ª Etapa: Sistematizando o conhecimento

Solicite aos seus alunos a produção de um texto com o título “Comparando as florestas tropicais e temperadas em relação à biodiversidade”.

Materiais Relacionados

 1) Assista ao vídeo Mata Atlântica CNRBMA:

Parte 1
Parte 2
Parte 3

Este vídeo traz a história da Mata Atlântica, principalmente como se deu a sua ocupação desordenada desde a época do descobrimento, as características de clima, localização geográfica, solo, relevo, fauna e flora.
 
2) Leia o texto sobre as Florestas da Europa aqui, mais especificamente o item Florestas Temperadas.
 
3) Acesse o site da WWFBrasil, para conhecer o conceito de biodiversidade.
 

Arquivos anexados

  1. Comparando uma Floresta Tropical e uma Floresta Temperada

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Canudos: Primeira República – os conflitos

Entenda a origem dessa guerra e também sobre o Coronelismo no Nordeste do Brasil

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Realidade indígena no Brasil

Plano de aula aborda parte da história dos povos nativos do país

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Fluxos migratórios: Movimentos populacionais

Entenda quais são os motivos e as questões geográficas envolvidas nas migrações

Avatar Autor: Professora Júlia Bittencourt

Alfabetizando com a biografia do Ziraldo

Saiba como utilizar a história do autor para ensinar a escrever e ler

Avatar Autor: Professora Iracema Mendes Santos Alves

Receba NossasNovidades