Conteúdos

Origem e evolução da escrita;
Pré-história;
Evolução do homem;
Arte Rupestre;
Formações rochosas;

 

Objetivos

Perceber a importância e a utilidade da escrita na vida do homem desde os primórdios da Humanidade;

Reconhecer diferentes formas de “Escrita”;

Explorar diferentes recursos que possibilitam a escrita e a comunicação;

Compreender  a origem e a evolução da escrita na história de humanidade;

Realizar a leitura, a produção e a contextualização histórica de imagens;

Perceber a existência de diferentes formações geográficas.

 

1ª Etapa: Leitura de imagens

O professor iniciará sua “aula” proporcionando aos alunos no projetor multimídia a observação e leitura de algumas imagens com diferentes registros escritos (grafitti, tipos móveis, escrita à mão, impresso):

 

 

Imagens disponíveis

 

Após a observação das imagens, o professor provocará um momento de diálogo sobre o que estamos vendo sobre a escrita e indagará: de onde surgiu, há quanto tempo, onde é possível encontra-la em nossa vida diária, importância e outras questões que forem surgindo a partir do diálogo.

2ª Etapa: Tipos de escrita

Apresente o vídeo "Uhug – Na Serra da Capivara" (link 6 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais. A partir do vídeo os alunos poderão discutir as seguintes perguntas: Como era a escrita utilizada por este povo? Que características tinham? Quais os possíveis materiais utilizados?

3ª Etapa: .

No projetor multimídia os alunos poderão observar e realizar a leitura da imagem (arte rupestre da Serra da Capivara):

 

 

Fonte

 

A partir da leitura da imagem o professor poderá provocar uma conversa sobre o que os responsáveis por ela podem ter desejado dizer, registrar. Após a conversa, divida-os em duplas utilizando o programa KolourPaint (link 8), poderá se propor aos alunos que produzam uma frase sem usar palavras, mas apenas imagens. Depois da conclusão das produções, pode ser realizado um momento de socialização das frases para que o grupo possa fazer a tentativa de lê-las. Em seguida, cada grupo pode relatar o que desejou dizer.

4ª Etapa: Pinturas rupestres

Apesente o vídeo Vídeo “As Pinturas Rupestres do Piauí” (link 7)  Após o vídeo sugiro o acesso ao site do Parque Nacional da serra da capivara, para conhecê-lo melhor (link 3).

 

Tendo em vista os registros deixados pelos homens “das cavernas” e o que eles acabavam representando nas paredes, pode-se realizar, no programa Art Rage (link 9), um registro em “pedra”. A imagem de uma pedra bruta é inserida no programa e os alunos podem desenhar, escrever sobre coisas que representem a atualidade.

 

 

 

5ª Etapa: Trabalhando com argila

Trabalhe com a obra “O LIVRO DA ESCRITA” de Ruth Rocha e Otávio Roth. 

 

No projetor multimídia o professor poderá ler a história ou pode usar o link 10, para que os alunos leiam individualmente. Posteriormente a leitura do livro, pode-se provocar uma reflexão sobre o que foi usado após o período das cavernas para desenvolver a escrita.

 

Sugiro um registro em argila, como forma de experimentar outro material para registro escrito. Pode-se fazer a escrita de um poema em uma chapa de argila, da palma das mãos, dos pés, entre outros. Para que se torne uma cerâmica, o que dificulta a quebra,  sugiro que seja levada à queima. Pode-se fazer uma parceria com algum artista local para realização da mesma. A cerâmica pode ser incorporada ao ambiente escolar, a espaços públicos ou ser entregue a pessoas da comunidade.

 

6ª Etapa: Evolução da escrita

Nesta etapa, o professor poderá organizar a turma em duplas para pesquisa e construção de apresentação eletrônica sobre como a escrita continuou sua evolução. Cada dupla terá liberdade e as orientações necessárias para selecionar e salvar materiais, imagens, vídeos. Ao final da pesquisa cada dupla fica responsável por socializar as descobertas feitas com o restante da turma.

7ª Etapa: Cápsula do tempo

A partir das descobertas da pesquisa, pode-se realizar um desafio aos alunos. Que registrem através da “ESCRITA” em Tablets, SmartPhones, Câmeras, computadores, entre outros uma mensagem para ser deixada para o “Homem do Futuro” em uma cápsula do tempo que pode ser organizada e enterrada no pátio da escola com a devida identificação para ser aberta após 20, 30, 40, 50 anos, conforme combinação feita com os alunos.

8ª Etapa: Registrando conhecimentos

Sugiro a criação de um blog ou site da turma para socialização dos conhecimentos aprendidos e registro do processo de construção destes conhecimentos.

Materiais Relacionados

1. Sites onde encontramos informações sobre a origem e a evolução da escrita:

 

Mundo da Educação. Link

 

Sua Pesquisa. Link 

 

2. Impressos Webeduc. Link

 

3. Site para ser utilizado pelos alunos:

 

Parque Nacional Serra da Capivara. Possibilita visualizar as pinturas rupestres. Link

 

4. Sites com informações sobre a Pintura Rupestre:  Info escola. Link

 

Sua pesquisa. Link

 

5. Vídeos que relatam a origem e a evolução da escrita:

 

Origem e evolução da escrita. Link

 

Construção da escrita – Parte 1. Link Construção da escrita – Parte 2. Link

 

História da escrita – Do papiro ao computador- Parte 1. Link

 

História da escrita – Do papiro ao computador- Parte 2. Link

 

6. Vídeo para ser utilizado com os alunos;

 

"Uhug – Na Serra da Capivara" – Marco Bravo. Link

 

7. As Pinturas Rupestres do Piauí. Link

 

Livro: O livro da escrita. Ruth Rocha e Otávio Roth. Link

 

8. Programa KolourPaint disponível no link

 

9. Programa Art Rage 

 

10. “O LIVRO DA ESCRITA” de Ruth Rocha e Otávio Roth, disponível no link

 

Arquivos anexados

  1. Origem da Escrita: Das cavernas ao Smartphone

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.