Conteúdos

rima e limerique
 

Objetivos

Encontrar e verbalizar rimas para as palavras selecionadas;
Revisar os textos produzidos.

Caro professor, 

Para baixar o plano de aula completo, clique na aba Material de Apoio.
 

1ª Etapa: Início de conversa
Limerique é um poema curto com apenas cinco versos, desenvolvido pelo poeta Edward Lear e  inspirado na cidade irlandesa de Limerick. Seu ritmo é extremamente regular, assim como seu esquema de rimas: são cinco linhas, com rimas aabba ou seja rimam o primeiro, o segundo e o quinto verso, sendo que o terceiro e o quarto, mais curtos, rimam entre si. Isso dá ritmo, é ótimo para fazer algumas brincadeiras. Os limeriques podem ter por tema qualquer assunto, essa característica e o fato de serem menores que um poema tradicional facilitam sua escrita por crianças. No Ensino Fundamental diversas criações de limeriques podem ser propostas, tanto em sala de aula, coletivamente e individualmente, em pequenos grupos, ou na lição de casa com o auxílio dos pais.
 
2ª Etapa: Conhecendo limeriques
•Inicie a aula, em roda, perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em limeriques. Apresente alguns deles para os alunos e solicite que se atentem a estrutura desse tipo de texto (escolha os limeriques nos links propostos no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”). Aqui você poderá também apresentar uma breve biografia da escritora naturalizada brasileira Tatiana Belinky, a responsável pela vinda desse estilo literário no Brasil.
•Após esse momento inicial, proponha aos alunos a criação coletiva de um limerique. Solicite que eles pensem em temas que gostariam de utilizar nessa criação e faça uma lista na lousa da sala. Depois, realize com os alunos, uma votação para que um único tema seja definido e vocês possam começar a produção coletiva. 
•Uma dica para facilitar essa primeira produção do grupo é, após definir o tema, pensar em palavras que poderiam ser utilizadas no texto, palavras que estejam relacionadas ao tema principal e escrevê-las em um canto da lousa. Nesse momento, você poderá criar também com os alunos um “banco” de rimas para as palavras escolhidas, pois isso facilitará na produção do limerique posteriormente. Outra sugestão é escrever em tamanho maior um dos limeriques lidos na roda inicial e deixar exposto na sala para que os alunos tenham um modelo para observar durante a produção coletiva. Os itens produzidos pelo grupo (lista de temas, banco de rimas, limeriques) poderão ficar expostos na sala para serem consultados pelos alunos nas suas produções.
•Durante a produção do limerique coletivo questione os alunos quanto à estrutura que devem utilizar para organizar o texto e como deverão utilizar as rimas, pois o limerique tem uma característica muito própria da composição das rimas. Vale também orientá-los na criação da história, sempre retomando os limeriques lidos anteriormente como exemplo.
 
3ª Etapa: Escrevendo limeriques em duplas
•Após o trabalho coletivo, divida os alunos em duplas, sempre atentando-se a alguns itens para selecionar esses agrupamentos como por exemplo, alunos mais experientes na escrita com alunos menos experientes. Assim você garante um equilíbrio maior nas produções e proporciona que os alunos tenham uma maior autonomia para produzir o texto.
•Entregue para cada dupla um quadro como esse:
TEMA DO LAMERIQUE:

PALAVRAS RELACIONADAS AO TEMA / RIMAS QUE PODEMOS FAZER COM ESSAS PALAVRAS
 

•Depois, solicite que os alunos conversem e preencham o quadro com as informações solicitadas (tema do limerique, palavras relacionadas ao tema e rimas para as palavras).
•Com o quadro pronto, informe aos alunos que eles poderão iniciar a produção do limerique. Nesse caso, escolha o aluno menos experiente na escrita para fazê-la, pois assim ele será auxiliado pelo aluno mais experiente, participando mais ativamente da produção, caso contrário ele poderá ficar esquecido devido à autonomia do aluno que sabe mais.
•Durante a produção escrita das duplas o professor poderá circular pela sala auxiliando e tirando dúvidas. É importante que o professor acompanhe as discussões que poderão surgir sobre como se escrever ou sobre o que colocar no texto, pois assim ele poderá auxiliar os alunos a fazerem as melhores escolhas.
 
4ª Etapa: Produzindo um livro de limeriques
•Para finalizar o trabalho proponha aos alunos a construção de um livro de limeriques. Contudo, informe que para produzirem o livro precisarão revisar os textos escritos e, para isso, você entregará a cada dupla o texto de outra dupla. Dessa forma, os alunos passarão do papel de escritores para leitores e poderão indicar para os colegas o que precisa ser reorganizado em seus textos como aglutinação ou segmentação de palavras ou trechos em que as palavras não rimam, por exemplo.
•Ao final das revisões devolva os textos para que a dupla que os produziu faça as modificações necessárias e também as ilustrações que serão colocadas no livro.
•Convide os pais para uma manhã ou tarde de autógrafos e apresentação do livro e da proposta de trabalho. Nesse dia, espalhe pela sala folhas de papel sulfite e lápis para que os convidados se arrisquem junto com os alunos na criação de um limerique. Os limeriques produzidos pelos pais com auxílio dos alunos poderão ficar expostos em mural ou na biblioteca da escola.
 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre esse tipo de texto e criar limeriques online acesse o link http://educarparacrescer.abril.com.br/limerique/

2. Para saber mais sobre as características dos limeriques acesse o link http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/limerique-647179.shtml
3. Para saber mais sobre a escritora de limeriques Tatiana Belinky acesse o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatiana_Belinky
4. Para organizar seu trabalho leia para os alunos bons livros de limeriques. Algumas sugestões estão disponíveis nos links abaixo:
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/dez-livros-limerique-738979.shtml
http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/LIMERIQUES-DA-COCANHA/2347820
http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/LIMERIQUES-PARA-PINTURAS-GUSTAVO-ROSA/3229491
http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/TEMQUELIQUES/11024571
http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/LINGUA-DE-CRIANCA-LIMERIQUES-AS-SOLTAS/22484225
http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/LIMERIQUES/253506

Arquivos anexados

  1. Trabalhando com rimas e limeriques

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.