Os Olhos da Alma… Sandra Taís Amorim( informática pedagógica) Aline Raquel Machado( Profª de apoio) Durante as aulas informatizadas, utilizamos as TICs para facilitar e qualificar o aprendizado das crianças. Mas teve um momento que mais me marcou neste ano de educadora. O nosso aluno cego do 6º ano B, faz as atividades de forma adaptada a suas necessidades.

No dia normal de aula, o aluno estava na aula de língua portuguesa com a professora de apoio escutando a história da Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado no youtube e a alegria do Luiz era transbordante e contagiosa. A cada vez que a autora do vídeo falava Menina bonita do laço de fita… Qual o seu segredo para ser tão pretinha? O menino Luiz alegre repetia: Qual seu segredo para ser tão pretinha?

Enfatizando a pergunta com sua alegria de estar escutando o áudio da história. O momento para mim como educadora foi tão marcante porque ele disse que queria ter um laço de fita. Neste instante peguei uma fita do meu armário, e fiz o laço em seu pulso. O Menino Luiz ficou tão feliz com este simples gesto, que me tocou profundamente. Trabalho com ele desde 2008, no 1º ano do ensino fundamental, cada dia que tenho contato mais direto na sua educação, tenho um aprendizado inesquecível. Acredito que sua emoção com pequenos gestos e pequenas coisas, é algo a ser divulgado e aprendido por muitos. Naquele instante que o Menino Luiz colocou os dedos sobre a fita e sentiu que ela estava em formato de laço, ele sorria e de seus olhos escorriam lágrimas de felicidade, e ele falava posso mostrar para a professora Rosane (biblioteca), posso mostrar para meus amigos ( turma do 6º ano).

Naquele momento eu notei como a educação é maravilhosa, nos da chances de termos em nosso convívio diversas pessoas, e marcarem nossa vida com suas alegrias e suas superações. Meu momento mais marcante na minha vida, não foi uma aula bem dada, um trabalho premiado, uma avaliação por desempenho excelente, mas sim o aprendizado de pequenos momentos com seres pequenos mas de alma enorme. Deus coloca estes anjos na terra, para que possam ver a enorme alegria que eles tem de viver nas condições que eles vivem, para que possamos nos envergonhar de ficarmos tristes por bobagens. A educação com a tecnologia propicia a todos com dificuldades ou não, deficiências ou facilidades uma porta a mais para descobrir e desbravarem o mundo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.