Ambiental

Responsabilidade ambiental sempre foi um valor-chave para a Claro e o Instituto Claro. Além de possuir o maior programa de energia limpa privada do Brasil, a empresa age de forma ativa para reduzir resíduos ao longo da cadeia produtiva e faz campanhas de reciclagem e conscientização junto à população sobre o tema. A Claro alinha suas ações ambientais com os Objetivos por um Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é signatária do Pacto Global. Em 2022, a Claro seguiu sua trajetória ambiental, com destaque para cinco projetos apresentados a seguir.

Claro Recicla

Iniciativa promove o descarte correto de resíduos eletrônicos, como celulares e baterias e estimula a conscientização da população

O que é 

O programa Claro Recicla tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de destinar corretamente resíduos eletrônicos: celulares, carregadores, cabos,baterias, chips, a fim de contribuir para o descarte correto desses resíduos. Além disso, o programa também oferece informações e dicas sobre o descarte correto do lixo eletrônico e o cálculo da pegada ecológica. O programa está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e orienta os pontos de venda a garantir a logística reversa e a reciclagem dos itens comercializados. A reciclagem de celulares e outros eletrônicos é uma atitude cidadã que contribui para reduzir a geração de resíduos e diminuir a extração de metais da natureza.

Como funciona

A iniciativa disponibiliza coletores em mais de de 2.000 lojas e agentes autorizados da Claro. Não é necessário ser cliente Claro para participar e não é preciso preencher formulários. Os diferentes tipos de peças, como baterias, celulares e carregadores, são contados e posteriormente pesados, para que seja possível dar o destino correto a cada um deles. Além disso, o programa oferece a possibilidade de creditar pontos no Claro Clube, para clientes que depositam seus materiais nas urnas coletoras. Desde 2008, o projeto já recolheu mais de 290 mil itens.

Em 2022, 2.224 itens foram arrecadados nas urnas e 885 kg de resíduos eletrônicos foram reciclados.

O que o programa desperta na sociedade?

O compromisso com a preservação do planeta e a necessidade de refletir sobre a questão do lixo. Ao mobilizar a sociedade sobre o tema, o programa incentiva a população a assumir sua parte na proteção do meio ambiente.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

Uma sociedade que reconhece a importância da reciclagem e do descarte correto de lixo eletrônico. Ao adotar uma atitude cidadã a população colabora para um futuro mais limpo e um consumo consciente.

2 mil

itens reciclados

885 kg

resíduos eletrônicos