Social

A vocação em ajudar o próximo está no DNA da Claro e do Instituto Claro, inteligência social da empresa. O instituto atua no pilar social a partir de dois eixos- chave: educação e cidadania. O Instituto Claro foi a segunda organização de responsabilidade social corporativa no Brasil a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo de Status Associativo e mantém parceria com o Unicef em várias iniciativas de educação. Em 2022, os projetos continuaram beneficiando milhares de pessoas, com destaque para onze iniciativas.

Um Milhão de Oportunidades (1MiO)

O 1MiO visa promover benefícios em educação, habilidades digitais, treinamento profissional, participação cívica e empregabilidade para jovens entre 14 e 24 anos.

O que é 

Em novembro de 2020, a Claro foi uma das empresas que passou a apoiar uma importante iniciativa: o projeto Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do Unicef. Trata-se de uma parceria entre as Nações Unidas, empresas privadas, governos e organizações civis que se uniram para proporcionar oportunidades para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O 1MiO visa promover benefícios em educação, habilidades digitais, treinamento profissional, participação cívica e empregabilidade para jovens entre 14 e 24 anos. Essas ações são fornecidas por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego e beneficiam parcelas da população em situação de vulnerabilidade e com menos oportunidades, como mulheres e negros.

A iniciativa foca em 11 grupos prioritários. Entre eles, estão os povos originários, os adolescentes e os jovens com deficiências, meninas que atuam em áreas como ciência e tecnologia, jovens mães, meninas aprendizes e estagiárias, pessoas que residem em periferias urbanas e zonas rurais, migrantes, pessoas LGBTQIA+, egressos do sistema socioeducativo e vítimas de trabalho infantil.  

Como funciona

A iniciativa 1MiO é parte do programa global Generation Unlimited (Geração que Move, no Brasil), que reúne nove organizações das Nações Unidas, empresas multinacionais e sociedade civil. A Claro e o Instituto Claro têm um compromisso com a inclusão produtiva jovem e social, e a iniciativa pode contribuir e diferenciar a vida de milhares de jovens e adolescentes em todo o país.

Em 2021 e 2022, a faixa etária foi de 14 a 24 anos. A partir de 2023 será de 14 a 29 anos, atendendo o Estatuto da Juventude. A Claro se orgulha de contribuir com os resultados conquistados durante os dois anos de projeto.

2.588

jovens contratados pela Claro e empresas do grupo

5.093

vagas abertas divulgadas

47%

são mulheres negras

26%

são homens negros

"Meu nome é Gabryela, tenho 25 anos e sou mãe de duas crianças, Bryan e Emily. Sou portadora de deficiência física e estou na Claro há 10 meses, onde venho crescendo, não só na carreira, mas na minha própria vida. Venho conseguindo tirar meus planos do papel e realizando, sendo mulher, preta, mãe e deficiente, um grande caminho aqui na Claro. Estou muito feliz pelas oportunidades."

Gabryela Ramos Quadros Silva, colaborada da Claro, contratada por meio do projeto 1MIO