Social

A vocação em ajudar o próximo está no DNA da Claro e do Instituto Claro, inteligência social da empresa. O instituto atua no pilar social a partir de dois eixos- chave: educação e cidadania. O Instituto Claro foi a segunda organização de responsabilidade social corporativa no Brasil a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo de Status Associativo e mantém parceria com o Unicef em várias iniciativas de educação. Em 2022, os projetos continuaram beneficiando milhares de pessoas, com destaque para onze iniciativas.

Dupla Escola

O programa integra o Ensino Médio com a formação técnica e profissionalizante em telecomunicações para jovens do Rio de Janeiro

O que é 

O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro, que conta com a Claro como uma das empresas patrocinadoras. A proposta é oferecer Ensino Médio técnico profissionalizante em telecomunicações para adolescentes de 15 a 17 anos da Escola Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro. Criado em 2014, tem como objetivo formar cidadãos capacitados para o mercado de trabalho, além de incentivar a cidadania e a inserção social, princípios fundamentais para o Instituto Claro. O curso conta com quatro laboratórios técnicos eletrônicos, além de livros e apostilas, oferecidos pelo instituto.  

Como funciona

Além do Ensino Médio regular, os alunos beneficiados pelo programa têm acesso a uma formação completa, integrada ao curso técnico em telecomunicações, com conteúdos teóricos e práticos e acesso a equipamentos laboratoriais de alta qualidade. Os estudantes também conhecem o mercado de trabalho por meio de visitas a empresas do setor e do grupo Claro, como a Star One. Ao final do curso, o diploma duplo permite que os alunos possam ser registrados como profissionais técnicos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), facilitando a inserção dos jovens na Claro ou no setor. Desde a sua criação em 2014, o projeto já formou mais de 710 alunos, sendo que vários deles foram contratados pela Claro.

Em 2022, diversos eventos foram realizados ao redor do projeto e da escola, seja levando os jovens à empresa Star One ou ainda promovendo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia dentro das atividades da Escola Estadual Hebe Camargo. Palestras sobre tecnologia, mercado de trabalho e cuidados com a saúde também fizeram parte do calendário durante o ano.

O que o programa desperta na sociedade?

Desperta nos jovens a vontade de se capacitar para o trabalho e de se formar como cidadãos responsáveis. Ao oferecer uma formação integrada, o programa incentiva os alunos a se dedicarem ao aprendizado.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

O programa mostra que todos têm o potencial de alcançar os seus objetivos, independentemente de suas origens socioeconômicas. O legado está na formação de uma geração de profissionais mais preparados e conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais.

403

jovens estudantes

104

pessoas formadas

55

jovens contratados pela Claro

" Contribuiu bastante para os profissionais que nós somos hoje. E não só por conta da parte técnica, mas também com o ensino regular que nos mostrou como ser profissionais mais responsáveis e éticos.”

Lara Ferreira, aluna do Dupla Escola, que conta como o projeto impactou sua carreira.