Social

A vocação em ajudar o próximo está no DNA da Claro e do Instituto Claro, inteligência social da empresa. O instituto atua no pilar social a partir de dois eixos- chave: educação e cidadania. O Instituto Claro foi a segunda organização de responsabilidade social corporativa no Brasil a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo de Status Associativo e mantém parceria com o Unicef em várias iniciativas de educação. Em 2022, os projetos continuaram beneficiando milhares de pessoas, com destaque para onze iniciativas.

Naves do Conhecimento

O projeto oferece espaços tecnológicos e proporciona experiências virtuais para estimular a criatividade, a inovação e democratizar o acesso ao universo digital

O que é 

O "Naves do Conhecimento" é uma iniciativa da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro com o apoio da Claro. O projeto foi criado em 2012 e proporciona espaços comunitários digitais para o aprendizado de jovens sem acesso ao universo colaborativo das redes. A prefeitura oferece os espaços, e a Claro entra com internet de alta velocidade. O objetivo é formar cidadãos capazes de dialogar com a sociedade do conhecimento, de forma a valorizar a memória cultural e ambiental bem como a identidade local, integrando arte, inovação e tecnologia. A iniciativa tem a capacidade de transformar vidas por meio das tecnologias da informação e da economia criativa.  

Como funciona

A iniciativa oferece uma variedade de oficinas, cursos e eventos relacionados à informática básica, economia criativa, tecnologia da informação, robótica, programação, mercado de trabalho e empreendedorismo. Atualmente, nove espaços estão em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro e para oito deles a Claro oferece a conectividade: Padre Miguel, Vila Aliança, Engenhão, Penha, Nova Brasília, Triagem, Irajá e Madureira. O objetivo é promover a inclusão digital e social por meio de uma plataforma interativa e educativa, oferecendo recursos tecnológicos de ponta para a população de comunidades carentes. As naves são projetadas para oferecer uma experiência de aprendizagem envolvente e divertida, com atividades lúdicas que incentivam o pensamento e a criatividade.

Em 2022, o projeto proporcionou diversas atividades distribuídas em suas naves, como o campeonato de games e as atividades direcionadas às pessoas com deficiência, por ocasião dos 10 anos da unidade da Penha, por exemplo.

O que o programa desperta na sociedade?

A vontade de aprender, de se capacitar e de se desenvolver. Ao proporcionar acesso à tecnologia e ao conhecimento, a iniciativa estimula a busca pela conexão a partir da democratização das oportunidades do universo digital.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

O empoderamento das comunidades, em especial dos jovens. Com o acesso para população em vulnerabilidade, a iniciativa contribui para a formação de uma sociedade mais justa e capaz de enfrentar os desafios contemporâneos.

9

naves do conhecimento em funcionamento e ativas no Rio de Janeiro