Ambiental

Responsabilidade ambiental sempre foi um valor-chave para a Claro e o Instituto Claro. Além de possuir o maior programa de energia limpa privada do Brasil, a empresa age de forma ativa para reduzir resíduos ao longo da cadeia produtiva e faz campanhas de reciclagem e conscientização junto à população sobre o tema. A Claro alinha suas ações ambientais com os Objetivos por um Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é signatária do Pacto Global. Em 2022, a Claro seguiu sua trajetória ambiental, com destaque para cinco projetos apresentados a seguir.

Paperless

Programa de conscientização para economia de papel

O que é 

O Paperless nasceu da necessidade de digitalização e proteção de dados, com impacto na redução das despesas e consumo de papéis. Todas essas iniciativas contribuem para a redução na geração de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa. O programa coloca em prática o compromisso da Claro com a sustentabilidade e a economia de recursos.

Como funciona

A Claro busca simplificar os processos internos e reduzir a burocracia para incentivar a adoção de tecnologias inovadoras e ambientalmente corretas como: envio de documentos digitais, uso da assinatura eletrônica e a redução de guarda física de documentos. Além disso, promove a conscientização entre os colaboradores e a sociedade em geral, por meio de campanhas educativas e de iniciativas de engajamento social.

O que o programa desperta na sociedade?

A consciência ambiental tanto dos colaboradores da empresa quanto da sociedade. O programa promove a adoção de tecnologias sustentáveis, contribuindo com a redução da geração de resíduos para descarte gerando mais eficiência e segurança de dados.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

A redução do consumo de papel e a implementação de tecnologias sustentáveis contribuem para a diminuição da pegada de carbono hoje e no futuro.

38,5 milhões

de folhas e impressões evitadas

14,2 milhões

de documentos tramitados de forma digital

"Na Claro, o digital veio para ficar. Foram mais de 38 milhões de folhas evitadas em 2022 através da assinatura eletrônica. Um aumento de 18% no envio de documentos digitais comparado ao ano anterior. Reduzimos também a necessidade de guarda física de documentos e, para este ano (2023) temos novos projetos reafirmando nosso compromisso com o futuro mais equilibrado e saudável de todos."

Renato Amatto, gestor do programa Paperless