Diálogos Transformadores Jovens em ação

Projeto criado em 2018 para estimular reflexões e debates entre jovens sobre temas relacionados a suas realidades. O Instituto Claro desenvolve a iniciativa que, em 2022, contou com um evento on-line e participações do apresentador e rapper Thaíde, da cantora Anitta e da cineasta Juliana Vicente. O projeto ainda provocou e trouxe reflexões sobre a educação de qualidade e o trabalho digno e premiou projetos audiovisuais em formato de minidocumentários produzidos pelos próprios jovens participantes e publicados nas redes sociais da Claro e do Instituto, bem como no portal de streaming Claro TV+.

Os nove minidocumentários produzidos pelos jovens foram lançados em outubro de 2022 em uma live transmitida no canal de YouTube do Instituto Claro e no canal 500 da Claro TV, além de estarem disponíveis na plataforma Claro TV+. Com apresentação da vice-presidente de projetos do Instituto Claro e diretora de comunicação corporativa e responsabilidade social da Claro, Daniely Gomiero, e mediação do gerente de responsabilidade social da Claro, Flávio Rodrigues, o evento teve convidados e parceiros reunidos e grande repercussão.

“Os nossos jovens não são somente o futuro, são o presente. Acho que essa iniciativa que quisemos proporcionar para vocês tem a ver com isso. Essa apropriação do que nós vivemos, das dificuldades que nós temos, é muito importante que venha com a visão de vocês”, disse Daniely durante o encontro.

O objetivo do Diálogos Transformadores é colocar voz e ação nos jovens. Em 2022, o projeto propôs uma jornada de protagonismo para o jovem ao promover reflexões sobre o trabalho digno e a educação de qualidade a partir da interpretação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS 4 e 8. A capacitação em audiovisual e produção de minidocumentários foi feita em dois módulos distribuídos em quatro fases de formação e contou com quarenta jovens envolvidos que produziram conteúdos com base em suas visões e vivências. A Causar — transformadora social — e a Global Attitude foram os parceiros na edição do projeto.

" Lidar com a falta de estrutura no ambiente escolar, é desanimador. Nos Diálogos nós aprendemos que as circunstâncias não podem ser obstáculos para a educação, porque educação é um direito."

Joanna Hemmings, jovem participante dos Diálogos Transformadores

Conteúdos transformadores

O portal do Instituto Claro produz com exclusividade artigos e matérias sobre uma grande amplitude de temas. Dentre os conteúdos com maior acesso em 2022, duas matérias tiveram destaque, demonstrando a relevância da plataforma e a conexão com temas em pauta na sociedade.

Paz nas escolas!

A partir de seu eixo temático de educação, o instituto produz textos e materiais de apoio para auxiliar nos planos de aula, e construir uma cultura escolar cidadã. Neste sentido, o instituto promoveu, em parceria com especialistas, conteúdos sobre um tema urgente na comunidade escolar: a violência dentro das instituições. A matéria “10 iniciativas para prevenir e lidar com casos de violência escolar” trouxe para o centro do debate medidas que podem ser estimuladas, como a adoção de estratégias de mediação, comunicação não violenta, gestão democrática e participativa dos alunos, além de abordar a educação em direitos humanos para o corpo docente e os alunos. É mais uma forma com o qual o instituto pode contribuir para fortalecer e disseminar conhecimento visando uma sociedade justa e segura.

Inclusão LGBTQIA+!

O Instituto Claro possui orgulho de acreditar em uma sociedade com respeito a todas as formas de amor, expressão e gênero. Por isso, busca construir diálogos com o público a respeito da temática, e uma das ações práticas neste sentido, foi promover a reflexão sobre a importância da conscientização a respeito do significado da sigla LGBTQIA+. Em publicação especial, o instituto buscou esclarecer os significados das três últimas letras: “Q” (queer), “I” (interssexo) e “A” (assexual), termos ainda pouco compreendidos por parcelas do público. Por meio de iniciativas assim, a Claro busca estimular uma sociedade informada e livre de preconceitos.

Teleton

A conhecida e importante ação de cidadania para beneficiar crianças com deficiência contou mais um ano com o apoio do Instituto Claro. A campanha de doação destina a arrecadação para a Associação de Apoio à Criança com Deficiência (AACD) e, em 2022, o valor doado pelo instituto foi de R$ 200 mil. A estimativa é que beneficie diretamente cerca de 2 mil crianças.