Ambiental

Responsabilidade ambiental sempre foi um valor-chave para a Claro e o Instituto Claro. Além de possuir o maior programa de energia limpa privada do Brasil, a empresa age de forma ativa para reduzir resíduos ao longo da cadeia produtiva e faz campanhas de reciclagem e conscientização junto à população sobre o tema. A Claro alinha suas ações ambientais com os Objetivos por um Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é signatária do Pacto Global. Em 2022, a Claro seguiu sua trajetória ambiental, com destaque para cinco projetos apresentados a seguir.

Pé-de-Pincha

Projeto ajuda a preservação de quelônios em comunidades ribeirinhas da região amazônica, unindo agentes ambientais, voluntários, estudantes e comunidade

O que é 

O projeto Pé-de-Pincha é uma iniciativa de preservação de quelônios – espécie animal da família das tartarugas – e conscientização ambiental na região amazônica, focada na capacitação de agentes ambientais voluntários e estudantes da Universidade Federal do Amazonas. Tem o objetivo de acompanhar e estimular o ciclo de vida dos quelônios, desde o ninho até a soltura dos filhotes na natureza. Quem vive nas regiões percebe a diferença que o projeto de preservação faz. O projeto existe desde 2010 e passou a ser patrocinado pela Claro a partir de 2014. Através de ações de conscientização, a iniciativa busca, ainda, incentivar práticas ambientalmente sustentáveis em 12 comunidades ribeirinhas da região amazônica.

Como funciona

Para o projeto funcionar, estudantes da UFAM participantes do projeto são responsáveis por acompanhar o ciclo de vida dos quelônios em três áreas do Amazonas em comunidades ribeirinhas, desde a coleta dos ovos até a soltura dos filhotes. Com o auxílio dos agentes ambientais voluntários capacitados, a equipe monitora os quelônios, promovendo a preservação da espécie na região. Além disso, o projeto inclui a realização de palestras de conscientização para o público infantil, com o intuito de promover a educação ambiental e a importância da preservação dos recursos naturais. Com isso, o projeto contribui para a manutenção da biodiversidade da região amazônica e para o desenvolvimento socioambiental das comunidades ao redor.

Em um dos fechamentos de ciclo de soltura entre 2021e 2022, o projeto soltou mais de 25 mil filhotes de tracajás - espécie de quelônio de água doce - nos rios do entorno do município de Careiro (AM) de 1.327 ninhos montados pelos voluntários.

O que o programa desperta na sociedade?

O projeto Pé-de-Pincha desperta a conscientização ecológica, inspira a população a preservar os quelônios e a biodiversidade da região amazônica. Além disso, fomenta a colaboração e a empatia entre as pessoas, o que promove um senso de responsabilidade coletiva pela conservação do meio ambiente.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

O legado do projeto é o desenvolvimento sustentável das comunidades ribeirinhas e a preservação da fauna local. Isso estimula um equilíbrio ecológico duradouro na região. Além do mais, a iniciativa deixa uma herança de conscientização ambiental e educação, inspirando as gerações futuras a cuidarem da natureza com respeito e responsabilidade.

751

ninhos monitorados

18.575

ovos chocados

14.300

filhotes soltos

330

horas de trabalho

12

comunidades atendidas

"Antes, a gente olhava no rio e não tinha os quelônios. Hoje, quem passa de lancha já observa eles em cima das madeiras".

Nilcilene Amaral Ferreira, líder comunitária ribeirinha e participante da iniciativa Pé-de-Pincha