Governança

A AméricaMóvil, grupo pelo qual a Claro faz parte, possui uma estrutura robusta para garantir compromisso ético e legal nas ações de suas empresas no Brasil e no mundo. No país, a Claro segue o Código de Ética global, além de acompanhar as leis de transparência e privacidade determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As ações de gestão compartilhada buscam a inclusão e a diversidade, além de promover iniciativas baseadas em boas práticas de compliance, anticorrupção e acolhimento de denúncias. Entenda nas próximas páginas como a organização leva a sério a cultura ética e responsável.

A ética e a transparência como cultura

A Claro é uma empresa que preza pela ética e pela transparência em todas suas relações com clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, comunidades e stackeholders. A estratégia de sustentabilidade determina as normas e as diretrizes de compliance, anticorrupção, privacidade, além da utilização de um código de ética e o acesso a um portal de denúncias.

Código de Ética

A Claro possui um rígido Código de Ética no Brasil. O compromisso com a integridade é levado a sério em todos os níveis de governança e operações. As decisões da companhia e de seus colaboradores devem seguir parâmetros que mantenham a reputação ética da empresa. Muito mais que apenas uma formalidade, o código de Ética é um guia para o comportamento adequado e responsável no ambiente de trabalho.

O Código de Ética do Grupo América Móvil é adotado pela Claro e por outras operações em 25 países da América Latina, o que garante medidas de segurança adequadas e proporcionais, inclusive por meio de eventuais sanções. O Código é um instrumento de prevenção de condutas antiéticas e ilegais que possam prejudicar a imagem da empresa e a relação de confiança com seus stakeholders.

A Claro também produz um Boletim Infoética, material de comunicação e divulgação de temas relacionados à governança. O canal interno de diálogo com os colaboradores visa garantir a transparência e atualiza sobre as ações trimestralmente.

Acesse o Código de Ética da América Móvil

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Para garantir a transparência, a privacidade e a proteção de dados pessoais dos cidadãos e dos clientes, a Claro cumpre a conformidade legal determinada pela LGPD. A empresa divulga regularmente em seu portal os números de solicitações e demandas sobre dados pessoais realizados pelos titulares ou as solicitações endereçadas pelas autoridades.

Além disso, a Claro reforça a transparência de suas operações com o Portal de Privacidade, no qual os clientes podem consultar a política de privacidade, acessar o portal de segurança e exercer todos os direitos previstos na LGPD. O acesso a informações, como política de cookies e direitos de privacidade, também é disponibilizado. Dessa forma, a Claro atende as necessidades de seus stakeholders de forma segura e transparente.

Os avanços em 2022

A Diretora de Privacidade e Proteção de Dados, Maria Tereza Ali Pelicano David, fala sobre maturidade conquistada pelo grupo nos últimos anos.

"Ao longo de 2022, a Claro deu um salto significativo na governança em privacidade de dados pessoais, após um período de 2 anos de adequação à LGPD, que entrou em vigor em 2020. Foram mais de 87 mil colaboradores próprios e terceiros treinados, o que amplia significativamente a conscientização sobre os temas de privacidade e proteção de dados na organização e em seus prestadores de serviço. Respondemos a todas as inúmeras solicitações dos titulares de dados pessoais dentro do prazo estabelecido, tanto via Portal de Privacidade quando pelo e-mail do encarregado pelo tratamento de dados pessoais. É pelo Portal de Privacidade que os titulares de dados podem entender quais são os seus direitos e como exercê-los, além de ter acesso às políticas de privacidade do grupo. Nosso modelo de disseminação da metodologia de Privacy by Design, através da indicação dos Champions em Privacidade foi um sucesso e ampliamos consideravelmente o engajamento das áreas para mitigar os riscos em privacidade nos processos e projetos, por meio da atuação de 108 Champions. Estas e outras ações estão refletidas na medição de maturidade do Programa de Privacidade da Claro que foi realizado pela KPMG em 2022, índice que apresentou importante aumento quando comparamos com a medição de 2021.Todas essas iniciativas demonstram a preocupação do Grupo América Móvil no Brasil com o tema de privacidade de dados e o quanto estamos dedicados e atentos para garantir a transparência no relacionamento e a segurança para os titulares de dados, tanto clientes quanto colaboradores."

Acesse o Portal de Privacidade

Portal de Denúncias

O Portal de Denúncias é uma ferramenta confidencial e segura que permite aos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes denunciarem quaisquer violações do Código de Ética da América Móvil. Para garantir o cumprimento de padrões éticos, a empresa mantém o compromisso de investigar e corrigir violações de maneira constante e acessível.

Todas as denúncias feitas no portal são recebidas pela América Móvil no México e direcionadas à área de Compliance, para que possam ser investigadas pelas áreas responsáveis e apresentadas ao Comitê de Ética. A aplicação do código é obrigatória para todas as suas subsidiárias e seus respectivos colaboradores, diretores, conselheiros e distribuidores. As denúncias são confidenciais e, se desejado, anônimas.

O compromisso da América Móvil em construir um espaço para denúncias de irregularidades é mais uma forma de demonstrar a cooperação da Claro com os mais altos padrões de ética e compliance no mundo corporativo. O portal é uma importante ferramenta para promover a transparência e a integridade nos negócios da Claro e da América Móvil.

Acesse o Portal de Denúncias

Pacto Global

A Claro é empresa signatária do Pacto Global da ONU. O pacto reúne empresas e organizações de todo o mundo em um esforço para adotar práticas de sustentabilidade alinhadas aos Dez Princípios Universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A adesão também dá diretrizes de atuação a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para cumprir o seu compromisso com a sustentabilidade e estar alinhada ao movimento global estabelecido pela ONU, a empresa implementa ações em suas operações a partir da sua estratégia de sustentabilidade. Um desses exemplos práticos é a parceria firmada entre a Claro e o Unicef, fundo criado pela ONU, no projeto Trajetórias de Sucesso Escolar. As organizações firmaram acordo de apoio até 2025.

"Esta consistente e duradoura parceria com o Unicef nos permite potencializar os esforços para democratizar o acesso ao ensino”, afirma Daniely Gomiero, vice-presidente de Projetos do Instituto Claro e diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Claro.

O compromisso e a adesão ao Pacto Global da ONU é uma oportunidade de crescer e melhorar de maneira sustentável e responsável. A Claro já participou das assembleias gerais da ONU e mantém constante o vínculo. A empresa acredita que o sucesso de um negócio deve estar sempre alinhado ao bem-estar da sociedade e do meio ambiente em todo o planeta. Assim, cumpre a missão de oferecer serviços de qualidade e tecnologias inovadoras, sem abrir mão do respeito aos princípios universais dos direitos humanos, trabalho justo e luta contra a corrupção.