Social

A vocação em ajudar o próximo está no DNA da Claro e do Instituto Claro, inteligência social da empresa. O instituto atua no pilar social a partir de dois eixos- chave: educação e cidadania. O Instituto Claro foi a segunda organização de responsabilidade social corporativa no Brasil a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo de Status Associativo e mantém parceria com o Unicef em várias iniciativas de educação. Em 2022, os projetos continuaram beneficiando milhares de pessoas, com destaque para onze iniciativas.

ASUME

A iniciativa tem o objetivo de estimular a realização pessoal e profissional dos colaboradores da Claro e dar suporte para as famílias no enfrentamento de desafios

O que é 

O programa ASUME busca contribuir para a qualidade de vida e o autoconhecimento de colaboradores da Claro e das empresas do grupo e de suas familias. Assim como o programa Bem-Estar Social, foi criado pela Fundação Carso do México, e passou a ser aplicado em 2010 para os colaboradores da empresa Claro e de instituições parceiras. O ASUME oferece eventos, oficinas e vivências capazes de estimular a responsabilidade social e ambiental. Em 2018, foi criada uma versão do programa para jovens, que atende os aprendizes que atuam nas lojas Claro e os filhos de colaboradores. Durante a pandemia da Covid-19, o programa passou a ser oferecido de forma on-line.  

Como funciona

A iniciativa é baseada nos pilares: superação constante, pessoal e equilibrada, e em oito aspectos: físico, intelectual, econômico, moral, social, espiritual, afetivo e estético. A formação é realizada por meio de 26 encontros, um por semana, nos quais os participantes são guiados por facilitadores, colaboradores que já passaram pelo programa e foram treinados para ajudar os novos participantes. Durante os encontros, os participantes conversam sobre assuntos que podem auxiliar no fortalecimento da autoestima e aprimorar habilidades sociais e as relações interpessoais. O programa é aberto para os colaboradores de empresas parceiras, e é uma oportunidade transformadora para quem busca desenvolvimento pessoal.

~ Em 2022, houve crescimento em relação ao ano anterior em número de colaboradores e facilitadores.

1.022

colaboradores participantes

89

facilitadores capacitados

29

turmas formadas

"Sinceramente, o projeto ASUME, foi um impacto marcante na minha vida, pois me deu um suporte no qual pude ver a minha evolução. Durante o ASUME, como participante e também facilitador por alguns anos, confesso que o projeto me deu liberdade pra compartilhar as minhas experiências, mesmo que eu tenha uma deficiência auditiva. Me ajudou a superar diversas barreiras, e me inspirou a continuar buscando sempre o melhor pra mim. A cada encontro, os temas foram apresentados de forma leve, divertida. Com alguns pude me emocionar e com outros, refletir. Sou muito grato por ter conhecido esse projeto que a empresa Claro proporcionou e por ter um cuidado com os colaboradores." 

Danilo André dos Santos Silva, participante do projeto e Diretor de Operações Técnicas

"O ASUME é o melhor projeto que a Claro me proporcionou nesses 16 anos de jornada. A forma que ele foi idealizado, o cuidado e o carinho envolvidos é uma coisa surreal. Saber que a empresa que trabalho permite aos seus colaboradores e até aos seus familiares, dentro do horário de trabalho, um tempinho pra olhar pra si e se superar me encantou desde o primeiro contato com o projeto. Hoje, com a minha primeira turma atuando como facilitadora, eu posso dizer que me sinto muito grata pela oportunidade de levar a mais pessoas essa proposta que me desafia todos os dias e ao mesmo tempo me ensina com toda essa troca e com esse processo de superação em conjunto.Com essa oportunidade eu pude desenvolver essa parte da comunicação em público, que era uma deficiência minha. Posso dizer que me sinto realizada e sem sombra de dúvidas, percebo, e também os demais a minha volta, a minha evolução, como mãe, como esposa, como amiga e principalmente como uma pessoa que procura ter um olhar de empatia e acolhimento com todos a minha volta. O ASUME é só felicidade."

Veriane Santos da Costa, participante do projeto e colaboradora da Unidade de Engenharia.