Social

A vocação em ajudar o próximo está no DNA da Claro e do Instituto Claro, inteligência social da empresa. O instituto atua no pilar social a partir de dois eixos- chave: educação e cidadania. O Instituto Claro foi a segunda organização de responsabilidade social corporativa no Brasil a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo de Status Associativo e mantém parceria com o Unicef em várias iniciativas de educação. Em 2022, os projetos continuaram beneficiando milhares de pessoas, com destaque para onze iniciativas.

Campus Mobile

Projeto de inovação da Claro incentiva jovens estudantes brasileiros a desenvolver aplicativos inovadores para dispositivos móveis

O que é 

O Campus Mobile é um concurso de inovação para ideias de aplicativos móveis que gerem impacto social realizado pelo Laboratório de Sistema Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Universidade de São Paulo (USP), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn, hub de inovação da Claro. Em 2022 aconteceu a 10º edição e tem como objetivo incentivar a criação de soluções em aplicativos para celular visando resolver problemas da nossa sociedade. O projeto estimula o ambiente de inovação entre os jovens e a ideação de soluções socioambientais nas categorias saúde, educação, diversidade, smart cities, smart farms e games. Um exemplo é o app Fila Digital, que permite aos clientes aguardarem em filas digitais e, na pandemia, aumentou a segurança sanitária das pessoas.​  

Como funciona

O concurso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação em todo o país. Na primeira etapa, os participantes precisam identificar uma situação-problema com impacto social e pensar como resolver usando a tecnologia. Não é necessário que a aplicação mobile esteja finalizada, e a inscrição é realizada com a descrição das propostas. Os projetos são selecionados com base nos critérios originalidade, criatividade e envolvimento do candidato com o tema. Na segunda etapa, passam por desenvolvimento com o acompanhamento de mentores do Campus Mobile e com profissionais de tecnologia. Os jovens desenvolvedores têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em tecnologia móvel e empreendedorismo. Ao final, os projetos são apresentados a uma banca avaliadora, que escolhe os melhores aplicativos de cada categoria para premiação. A equipe vencedora ganha uma viagem de imersão para o Vale do Silício nos Estados Unidos. Em 2022, o prêmio permaneceu e a fase final do projeto contou com 165 participantes.

O projeto Campus Mobile voltou a acontecer de forma presencial em 2023 e contou com a semana imersiva em São Paulo com palestras, dinâmicas e oficinas.

O que o programa desperta na sociedade?

O projeto desperta nos estudantes o espírito empreendedor, a criatividade e a busca por soluções inovadoras. O Campus Mobile incentiva o desenvolvimento de ideias que possam gerar um impacto social positivo na sociedade.

Qual o legado que o projeto deixará para o futuro?

A partir de soluções inovadoras em aplicativos de celulares, a iniciativa contribui para a criação de uma sociedade mais justa, inclusiva e conectada, que valoriza o empreendedorismo social como uma ferramenta para a transformação social.

247

estudantes inscritos

175

estudantes impactados pelas atividades do programa

20

estados brasileiros, distribuídos em 75 municípios

130

projetos cadastrados

6

projetos vencedores, sendo 1 por categoria

"Participar da Campus Mobile não é só fazer parte de um programa para desenvolver nossos projetos. É também se inserir em uma comunidade diversa que está pensando negócios de impacto. É um espaço no qual aprendi e aprendo sempre sobre colaboração e inovação de forma conectada com o agora sem perder de vista o futuro, junto com pessoas que admiro e levo para vida junto comigo."

Natalia Cruz Farias, vencedora da categoria Diversidade na 10ª edição do Campus Mobile

"O Campus Mobile é uma possibilidade de conexão e articulação com diferentes pessoas que estão pensando em inovação, impacto social e tecnologia. Por isso, vejo o projeto como um espaço onde é possível aprender com diferentes pessoas o tempo todo, sendo um ecossistema fortalecedor de ideias criativas".

Luane Campos, vencedora da categoria Diversidade na 10ª edição do Campus Mobile